Mortadela: Saiba do que é feito o embutido

A mortadela é um dos embutidos mais populares no Brasil, porém, muitas pessoas não sabem do que ela é feita. Seu processo de fabricação é similar ao da salsicha: ambas são feitas de diferentes carnes, ou seja, em sua composição contém carne de frango, além de carne bovina e suína.

Sua origem se deu na Itália, em Bolonha, por volta de 1376. Posteriormente, chegou na América junto aos imigrantes italianos. No entanto, com os anos a mortadela foi sofrendo alterações e, hoje, aquela que encontramos à venda nos supermercado é bem diferente da versão italiana original.

Refeição de Dieta Low Carb

Como é feita a mortadela?

As carnes e todas as suas miudezas passam pelo processo de trituração e de moagem. Em seguida, são misturadas com água e especiarias, inclusive o sal. Os temperos variam conforme o fabricante. Os embutidos, inclusive a mortadela, são alimentos ultraprocessados e que contam com a adição de conservantes, como o glutamato monossódico.

Tipos de mortadela

  • Italiana – carnes de diferentes espécies
  • Bologna – carne bovina e suína
  • De ave – carne de ave

Leia também: Os piores alimentos para quem quer ganhar músculos

Malefícios da mortadela para a saúde

Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles são altamente processados e costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.

Aumento da pressão arterial

A grande quantidade de sódio presente nos embutidos pode causar o aumento da pressão arterial e possibilitar um diagnóstico de hipertensão. Além disso, por conter gorduras saturadas, pode causar a obstrução das artérias.

Leia mais: Melhores alimentos para as artérias e sua saúde

Ganho de peso

A presença de gorduras saturadas nos embutidos pode causar o ganho de peso de quem os consome frequentemente. Por isso, seu consumo excessivo deve ser evitado.

Leia também: Fez tatuagem? Saiba quais alimentos deve evitar

Retenção de líquido

Sua abundância em sódio também pode causar a retenção de líquido e possivelmente o aparecimento de celulites.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo