Mocktail: Conheça a moda dos drinques sem álcool

Já ouviu falar no mocktail? Febre nos Estados Unidos, esse tipo de drinque tem despontado no Brasil nos últimos meses. É uma bebida refrescantes, leve e não contém álcool. Portanto, não há risco de ressaca ou de inchaço. Seu nome vem do inglês: “mock”, que significa “imitação”. Ou seja, eles são perfeitas imitações dos drinques tradicionais da mixologia, porém, não são alcoólicos.

Mas, vale ressaltar que os mocktails são diferentes de sucos, vitaminas e smoothies. Eles são tão complexos quanto os drinques alcoólicos, sendo sua única diferença a ausência do álcool.

Leia também: O que comer antes para evitar a ressaca

Vantagens de optar pelo mocktail

Mocktails são ótimas opções para quem não quer ou não pode consumir álcool, mas que quer viver a mesma experiência saborear um coquetel. Assim, optar pelos mocktail em detrimento dos coquetéis alcoólicos tem algumas vantagens. A princípio, a ausência de álcool vai não apenas evitar a ressaca, mas também previne a sensação de inchaço que o álcool causa. O inchaço causado pelo álcool é resultado da desidratação do corpo.

Ou seja, o consumo de bebidas alcoólicas estimula a diurese – a produção de urina pelos rins, apesar de conterem pouca água em sua composição. Não só, quando absorvido pelo intestino grosso, o álcool prejudica a absorção de água pelas paredes intestinais. Como resultado, o corpo torna-se desidratado e isso pode acarretar na sensação de inchaço.

Leia mais: Calorias das bebidas alcoólicas: Conheça o ranking

Como preparar em casa

Um mocktail pode ser preparado com vários tipos de ingredientes diferentes, como chás, sucos, frutas, legumes, reduções, água tônica, água com gás e outros.

Um dos dos mocktails mais famosos é o manga mule, a versão não alcoólica sabor manga do clássico moscow mule. Saiba como prepará-lo em casa:

Receita de mocktail manga mule

mocktail receita

Ingredientes

Modo de preparo

O moscow mule é um drinque que, em sua versão original, é preparado com vodka. No entanto, em sua versão mocktail, a vodka é substituída pelo mel. Sendo assim, esse é um coquetel bastante agradável para o paladar de quem aprecia bebidas mais adocicadas.

Leia também: Hidromel: O que é e como é feita a bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo