Mitos sobre a imunidade que você precisa conhecer

Em meio à crise de coronavírus, nossa imunidade nunca foi tão comentada e motivo de preocupação, inclusive gerando diversos mitos que devem ser esclarecidos. Imunidade é o nome comum dado ao sistema imunológico, principal responsável pela proteção e preservação da saúde do corpo humano.

Resumidamente, ela garante as defesas do corpo, que tem como inimigos os patógenos, causadores de doenças. Sendo assim, trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos.

Mitos sobre a imunidade

O consumo exagerado de vitamina C fortalece a imunidade

Esse é um dos mais populares mitos sobre o sistema imunológico. É verdade que a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, fortalece o sistema imune. Entretanto, deve ser consumida na quantidade adequada. Se ingerida em exagero, especialmente na forma de suplemento, seu efeito não será fortalecido. Portanto, não haverá benefícios para a imunidade do corpo. A quantidade diária recomendada é de 75 mg para mulheres adultas e 90 mg para homens adultos.

“Superalimentos” são a cura para tudo

Apesar de serem certamente benéficos para a saúde de diversas maneiras, consumir os chamados “superalimentos” não solucionará determinados problemas de saúde. Embora sejam repletos de bons nutrientes, esses alimentos sozinhos não fortalecem magicamente a imunidade. Ainda assim, são uma excelente adição para a sua dieta e, a longo prazo, podem promover efeitos positivos para o organismo. 

Frutas cítricas são os únicos alimentos que beneficiam o sistema imunológico

Outra crença (falsa) muito comum é de que apenas as frutas cítricas contêm vitamina C em sua composição e por isso são os únicos alimentos capazes de beneficiar o sistema imunológico. Isso é um mito, pois diversos outros vegetais e até mesmo frutas possuem grandes quantidades da vitamina. Outros alimentos que beneficiam o sistema imunológico são:

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Alimentos e vitaminas são a única forma de fortalecer a imunidade

Esse mito é extremamente popular e completamente falso, afinal, essas não são as únicas maneiras de fortalecer o sistema imune. A imunidade também pode ser fortalecida ao manter o corpo ativo, ou seja, praticando regularmente atividades físicas, ao dormir horas suficientes (pelo menos 6 horas por dia) e por meio do controle do estresse

Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Suplementos funcionam para todo mundo

Sobretudo nos últimos anos, suplementos alimentares vêm tornando-se cada vez mais populares. Entretanto, eles não necessariamente funcionam para todos. Além de não serem acessíveis para todo mundo, suas propriedades podem ser inúteis para, por exemplo, pacientes de doenças autoimunes. Não só, é impossível afirmar que determinado tratamento funcionará da mesma forma para pessoas diferentes.

Leia mais: Alimentos naturais que valem mais que suplementos

Apenas alguns nutrientes são importantes para a imunidade

Há uma crença muito disseminada de que apenas alguns nutrientes específicos são importantes para o sistema imunológico. O zinco e a vitamina C se tornaram populares nesse quesito. Contudo, não é verdade que só eles são importantes para o fortalecimento da imunidade, afinal, outras vitaminas e outros minerais são tão essenciais quanto esses.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo