Elásticos para malhar: Conheça o mini band

Você já viu ou ouviu falar dos elásticos para malhar? É um acessório pequeno com mil e uma utilidades. Assim pode ser definido o mini band (ou faixa elástica), objeto que se tornou essencial para quem deseja potencializar o treino. 

Além de leves e fáceis de transportar, esses elásticos para malhar – também conhecidos como rubber band –  podem fazer a diferença no fortalecimento e definição dos músculos do corpo todo. 

elásticos para malhar

A faixa pode ser usada na academia ou em casa e não exige grandes espaços para exercer sua funcionalidade. Ela faz o papel da carga nos exercícios e substitui os tradicionais halteres, fit balls e kettlebells. 

Além de  não oferece grandes riscos de lesão, a fita elástica promove alto gasto calórico e está disponível em diversas espessuras, cores e comprimentos, que indicam a intensidade da peça – quanto mais espessa maior a tensão. 

Leia também: Agachamento: Benefícios e como fazer corretamente

Como funcionam os elásticos para malhar

O elástico oferece resistência ao ser esticado, exigindo do tecido muscular força para realizar o movimento. Potente, a fita aciona a região tanto quando o músculo se contrai como quando ele relaxa.

elásticos para malhar

Versátil, o mini band é considerado multifuncional porque pode ser associado com séries para o corpo todo: na flexão de cotovelo, flexão de quadril, estabilização central, agachamento, flexão de joelhos e outros. 

Deslocamento lateral com elástico, por exemplo, é um excelente exercício para coxas e bumbum.

  • Coloque uma miniband abaixo dos joelhos e fique na posição de agachamento, com os pés afastados na largura da cintura.
  • Pise com o pé direito ao lado e, em seguida, aproxime o esquerdo, sem deixar que o elástico afrouxe. Repita para o outro lado.

Leia também: Melhores exercícios para o bumbum

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.