Mindfulness com hipnose é eficaz para combater estresse

O mindfulness – ou atenção plena – é uma ótima opção quem deseja focar mais no presente. A técnica consiste em diminuir o volume da mente e prestar atenção no corpo. Além disso, quando combinado com a hipnose, pode combater o estresse, segundo um estudo.

A hipnoterapia é um conjunto de técnicas que utiliza a concentração e o foco para acessar informações internas, que permitem alterar condições e comportamentos indesejados. Como por exemplo: medos, fobias, insônia, depressão, estresse, dores crônicas, entre outros.

comer bem e cuidar da mente

Como funcionou o estudo

O estudo publicado recentemente, feito pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, relatou que o uso da hipnose para alcançar os objetivos do mindfulness pode ter muitas vantagens.

A pesquisa contou com 42 pessoas com níveis de estresse elevados. Um grupo de participantes realizou sessões individuais semanais de uma hora, que incluía indução de hipnose e gravações em áudio de hipnose, que duravam cerca de 20 minutos. Cada gravação tinha sugestões para indução hipnótica, relaxamento e maior atenção. O segundo grupo não participou.

Dessa maneira, no final da pesquisa, o grupo que participou das sessões relatou uma grande diminuição no estresse e um aumento significativo no mindfulness. Em comparação, aqueles que não participaram das sessões não relataram diferença entre o nível de estresse antes e após o estudo.

Leia mais em: Hipnoterapia: O que é, como funciona e benefícios

“Combinar o mindfulness e a hipnoterapia em uma única sessão é uma opção valiosa para o tratamento da ansiedade e redução do estresse. Podendo ser mais efetiva em termos de tempo e mais fácil de usar” explicou Gary Elkins, diretor do Laboratório de Pesquisa em Medicina da Universidade. 

Por fim, o pesquisador conclui que os estudos futuros com maior número de pessoas podem ser mais abrangentes. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo