6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura

Alimentação Bem-estar Movimento
05 de Agosto, 2019
6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura

Muitas pessoas associam a dificuldade de emagrecer ao metabolismo lento, e isso realmente tem relação. O metabolismo é, basicamente, a maneira como nosso organismo processa os nutrientes que ingerimos. Geralmente, quando se é jovem, ele é bem mais rápido. Inclusive, isso explica porque muitos adolescentes não engordam mesmo comendo sem parar.

Mas, a partir dos 30 anos ele começa a desacelerar gradativamente, o que faz com que o corpo acumule mais gordura, dificultando, assim, o emagrecimento. As mulheres são as que mais sofrem com o acúmulo de gordura, pois seu organismo tem, naturalmente, mais tecido gorduroso. Dessa forma, essas células de gordura que formam esse tecido queimam menos calorias que as de músculo, ou a famosa massa magra.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Confira dicas certeiras para transformar seu metabolismo em uma máquina de queimar gordura: 

Hábitos para o metabolismo queimar gordura: não ficar sem comer por muito tempo

Apenas café da manhã, almoço e janta não são suficientes. Por isso, é importante inserir lanchinhos leves entre essas refeições e deixe que seu metabolismo fique ativo o dia inteiro.

Hábitos para o metabolismo queimar gordura: combinar exercícios aeróbicos com exercícios anaeróbicos

A prática regular de aeróbicos vai produzir uma ação metabólica contínua no seu organismo. Enquanto isso, os anaeróbios vão fazer com que você ganhe massa magra – o que faz com que você gaste ainda mais energia e emagreça.

Beber muita água

A água é responsável por transportar vitaminas, minerais, hormônios e elimina as toxinas do seu organismo. Portanto, beba, no mínimo, 2 litros por dia.

Evitar o estresse

Quando você está estressado, seu corpo libera um hormônio chamado cortisol. Quando em excesso, esse hormônio pode (e vai) fazer você engordar muito! Além disso, ele pode aumentar o risco de diabetes, pressão alta e, até mesmo, depressão. Você não quer o cortisol na sua vida, acredite.

Dormir bem

Pesquisas da University of Colorado Boulder (USA) mostram que quem passa mais horas acordado, embora gaste mais energia, tende a comer mais do que precisa – especialmente, à noite. Consequentemente, você acaba engordando com o passar do tempo.

Comer mais fibras

Alimentos com alto teor de fibras promovem aquela sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e, assim, emagreça. Além disso, possuem mais nutrientes, são ótimos para sua saúde e vão fazer com que você se sinta mais disposto.

Leia também: Erros que estão fazendo o seu abdominal ser menos eficiente

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

influenciadora Fany Ramos compartilha o seu antes e depois
Bem-estar Saúde

Vida após a bariátrica: uma jornada de mudanças em prol da saúde

A cirurgia bariátrica abre caminho para uma vida mais saudável e ativa, mas também pede mudanças de hábitos para ser realmente transformadora

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas