Como se sentir menos cansado durante o home office

Você anda se sentindo mais cansado que o normal durante o home office? Saiba que isso pode ser muito comum. Para algumas pessoas, trabalhar em casa é visto como um benefício, afinal, com o home office é possível evitar o trânsito e ter um horário flexível. Contudo, para outros, essa forma de trabalho pode ser estressante e cansativa. 

Para completar, ter uma boa noite de sono não é o caso de todos, especialmente para quem tem filhos ou trabalha por longas horas. Com o isolamento social, a rotina muda completamente e o sono pode acabar sendo afetado e, consequentemente surge o cansaço.

Dito isso, a boa notícia é que existem maneiras para você se sentir menos cansado nesse período e ser mais produtivo. 

Tenha um horário de sono definido

É importante ter um horário de sono regulado, levantar-se aproximadamente na mesma hora todos os dias. Tome banho, vista-se e tente comer regularmente. 

Leia mais em: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa

Não é necessário acordar mais cedo para ir ao trabalho e enfrentar o trânsito, mas isso não significa que o seu alarme não deva tocar todos para ajudar seu corpo a saber quando é o início do dia. Portanto, durma por cerca de oito horas e tente não tirar uma soneca durante o dia, pois isso pode afetar seu rendimento.

Coma bem

Por estar em casa o dia todo, as pessoas estão se alimentando mais do que deveriam. Dito isso, é importante continuar tendo a dieta balanceada e comer apenas o necessário. Se você estiver com pouca energia, opte por tomar café da manhã 30 a 45 minutos depois de acordar. Pois isso ajudará a estabilizar o açúcar no sangue – e manter a energia – durante toda a manhã. Além disso, evite alimentos excessivamente açucarados e inclua proteínas no café da manhã. 

Beba mais água e menos café

Para quem toma café o dia todo, é bom considerar que o café é desidratante e pode fazer você se sentir mais estressado do que energizado. Então, reduza a cafeína e beba pelo menos dois litros de água todos os dias. Ao estar adequadamente hidratado, as células do seu corpo poderão funcionar da melhor maneira possível e você verá seus níveis de energia aumentarem. 

Faça pausas

Talvez você tenha diversas tarefas no trabalho e esqueça de fazer pausas, mas você deve fazer questão de ter paradas ao longo do dia. Nosso corpo normalmente trabalha em ciclos de energia de 90 minutos. Por isso, faça uma pausa a cada 90 minutos. Beba um pouco de água, caminhe pelo jardim, faça alguns alongamentos e meditação. Esses pequenos descansos não apenas ajudarão a aumentar os níveis de energia, mas também o tornará mais produtivo.

Exercício físico

O exercício físico é importante para a saúde mental e física, embora as academias estejam fechadas é essencial não parar de se movimentar em casa para se sentir menos cansado.

Encontre maneiras de se exercitar com segurança, você pode descobrir o que funciona melhor para você. Uma boa maneira de começar é optar por recursos online. O aplicativo Workout, por exemplo, funciona como um aliado para quem deseja se exercitar em casa. Yogapilates, alongamentos, HIIT e treino funcional são algumas das modalidades que estão disponíveis no app, do nível iniciante ao avançado.

Esteja atento ao excesso de notícias

Para proteger a saúde mental, lembre-se de consumir as informações sobre a pandemia de maneira correta. Mantenha-se informado, mas modere o tempo que passa ouvindo as notícias.

Seja gentil consigo mesmo

Agora não é o momento para se culpar e colocar pressão em si mesmo. Tente resolver os problemas perguntando o que você pode fazer para se sentir menos cansado.

Permita-se um pouco de folga durante a semana, isso pode significar um tirar um cochilo se você realmente se sentir cansado ou limpar a casa amanhã. Entenda que ter picos de pouca energia é normal.

Leia também: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo