Melhores vitaminas para a memória e função cognitiva

Nossa memória é essencial para guardar os bons (e os maus) momentos da vida, as obrigações do dia a dia, datas especiais e muito mais. Por isso, é preciso mantê-la conservada e o mais saudável possível – felizmente, algumas vitaminas específicas ajudam nesse sentido.

A memória é parte da função cognitiva, ou seja, a saúde do cérebro deve ser preservada para que a memória também seja. É por esse motivo que doenças como Alzheimer afetam diretamente a memória.

Vitaminas x função cognitiva

A princípio, certas vitaminas são importantes para a saúde do cérebro: promovem a melhora da função cognitiva, ajudam na prevenção da perda de memória, bem como beneficiam demais partes do corpo, como o coração, trabalhando no controle da pressão arterial, por exemplo.

Por isso, em casos de Alzheimer ou demais problemas de memória, determinadas vitaminas (e ácidos graxos) podem desacelerar ou até prevenir essa degeneração da função cognitiva.

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Melhores vitaminas para a memória

Vitamina B12

A B12 (cobalamina) é uma vitamina do complexo B e é principalmente encontrada nas carnes. Ela é necessária para uma boa manutenção da saúde do sistema nervoso e, por isso, ajuda a prevenir a perda de memória.

Vitamina B1

Também parte do complexo B, a vitamina B1 (tiamina) é necessária para a comunicação entre os nervos e o cérebro, ou seja, ela participa do controle de impulsos nervosos.

  • Carnes
  • Cereais integrais
  • Farelo de trigo
  • Castanhas
  • Leveduras
  • Hortaliças

Vitamina E

A vitamina E (tocoferol) tem sido apontada como um nutriente importante para a saúde do cérebro. Em um estudo de 2014, promovido por universidades norte-americanas, cientistas compreenderam que a deficiência dessa vitamina poderia agravar problemas de memória, como Alzheimer. Entretanto, consumir uma quantidade razoável da mesma poderia ter o efeito reverso e retardar esse tipo de degeneração.

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Outros nutrientes importantes para a memória

Ômega-3

O ômega-3 é um ácido graxo que ajuda a reduzir inflamações em todo o organismo, além de ser importante para a saúde do cérebro mais especificamente. Boas fontes de ômega 3 são: peixes como o salmão, oleaginosas, leguminosas, frutos do mar e mais.

Zinco

Também, o zinco é um mineral essencial para o sistema imunológico, bem como para a saúde dos olhos e, claro, da memória.

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Magnésio

O magnésio é outro mineral muito importante e que cumpre, em resumo, as seguintes funções no organismo: fortalecimento dos ossos, ritmo cardíaco e ajuda a manter o sistema nervoso saudável e funcionando bem.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo