As melhores frutas para as grávidas e seus nutrientes

Comer alimentos nutritivos é essencial, especialmente durante a gravidez, já que não podem faltar nutrientes para a mãe e o bebê.  E, durante a gestação, as futuras mamães podem contar com as frutas como aliadas. Repletas de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, as frutas podem ter um grande impacto positivo na saúde. Confira algumas das melhores frutas para as grávidas:

As melhores frutas para grávidas

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas fontes de vitamina C, por isso, sua ingestão é recomendada durante a gestação. Em resumo, a vitamina C é importante por ser anti-inflamatória e promover o fortalecimento da imunidade, além de ajudar a reparar os tecidos do corpo. Não só, são também ricas em fibras e em ácido fólico (folato).

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Melancia

A melancia é uma fruta muito hidratante, pois é composta por grande quantidade de água. Não só, ela é rica em antioxidantes, como o licopeno, que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

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Mirtilo

O mirtilo, também chamado de blueberry, é uma grande fonte de vitaminas, inclusive a vitamina C, mas também a A e as do complexo B. Não só, é uma fruta rica em minerais importantes e antioxidantes que ajudam a proteger a saúde da grávida e do bebê durante a gestação.

Framboesa

As propriedades da framboesa são parecidas com a do mirtilo. Ainda, a pequena fruta de cor vermelha é uma grande fonte de fibras, antioxidantes diversos – como a antocianina, também presente no mirtilo e no morango. Ainda, contém folato em abundância, por isso, ajuda a prevenir problemas na formação do bebê.

Banana 

É uma das frutas mais completas para as gestante. As vitaminas mais abundantes em sua composição são a vitamina A e a C. No que diz respeito aos minerais, o potássio é seu principal componente, assim como zinco. Não só, é uma grande fonte de fibras.

Mamão

Abundante em vitamina A, a fruta merece estar entre os melhores alimentos para as grávidas, já que ajuda na manutenção de fortes ossos e saudáveis músculos no corpo. Também, os dentes, as unhas e o cabelo se beneficiam desse potencial, assim como a pele, além de promover a melhora do sistema imunológico e proteger o corpo de infecções respiratórias.

Abacate

No abacate, encontramos uma coletânea incrível de nutrientes. São grandes quantidades de vitaminas A, B, D e E, minerais, proteínas e fibras. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. 

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo