Os melhores exercícios para a longevidade

Todos os tipo de exercícios físicos são bons para a saúde e bem-estar. No entanto, existem exercícios que podem ser melhores que outros para a longevidade. À medida que você envelhece, não ser fisicamente ativo durante a vida pode trazer diversos problemas.

Assim, você não será capaz de se movimentar corretamente, como subir um lance de escadas sem perder o fôlego. Além disso, um estilo de vida sedentário contribui com o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, entre outros.

Um fator importante que torna o treino benéfico para a longevidade é o impacto. Dessa maneira, a escolha do melhor exercício depende da sua saúde e sua idade. A massa óssea começa a diminuir aos 40 anos, por isso, exercícios de baixo impacto são as melhores apostas. 

Veja abaixo os melhores exercícios de baixo impacto que irão permitir que você se esforce sem prejudicar suas articulações, tendões e músculos.

Natação

A natação é um exercício extremamente benéfico para a saúde cardiovascular, força e longevidade. Por ser uma atividade de menor impacto nas articulações, trabalha a frequência cardíaca. Também é completamente leve, o que significa que não aumenta o desgaste das articulações que muitos outros exercícios costumam causar pelo impacto.

Caminhar

A caminhada é provavelmente o exercício de menor impacto. Ainda, a melhor parte sobre a caminhada é que existem muitas maneiras de trabalhar seus passos, se você está variando a velocidade, inclinação, ou a adição de algum tipo de resistência (como carregar pesos enquanto você anda). 

Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Ciclismo 

Andar de bicicleta também é um ótimo exercício cardio de baixo impacto, tanto em ambientes internos quanto externos. Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o seu corpo passa por uma diminuição da glicemia, o que ajuda no controle da diabetes.

Remo indoor 

Semelhante ao ciclismo, o remo indoor é um treino que aumenta a circulação na parte inferior do corpo. Além de bombear sangue pelos músculos das pernas, também é um ótimo exercício para os braços.


Elíptico

Se você gosta de esteiras, mas não sente o impacto delas, tente um treino elíptico. O treino elíptico é uma opção para quem não sente o impacto das esteiras. No elíptico, você pode adicionar inclinação ou intensidade e resistência. 

Leia também: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo