fbpx

Os melhores carboidratos para a sua dieta

Quem está de dieta precisa conhecer quais são os melhores carboidratos. Muitas das dietas de sucesso excluem ou reduzem a quantidade de carboidrato que deve ser ingerida.

A dieta low carb, por exemplo, uma das queridinhas da vez, recomenda a ingestão diária de cerca de 20 gramas de carboidratos.

Porém, esse tipo de alimento não precisa ser abolido do cardápio, já que carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. E não estamos falando só de energia para fazer exercícios, mas de energia para pensar, concentrar-se e ser produtivo no trabalho ou nos estudos.

Tipos de carboidratos

Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples possuem mais glicose e são digeridos mais rapidamente pelo nosso organismo. Por isso, você sente fome pouco tempo depois de comer.

Leia também: Alimentos que sabotam a dieta sem você perceber

Já os complexos, além de ter um teor menor de glicose e muitas fibras, são digeridos mais lentamente pelo corpo. Assim, você se sente saciado por mais tempo ao consumi-los.

Confira a lista abaixo e escolhe os carboidratos que irão contribuir para a sua dieta.

Arroz integral

Quando o assunto é qualidade nutricional, o arroz integral ganha disparado do arroz branco. Ele possui mais fibras, vitaminas e minerais e é um excelente alimento para incluir na dieta.

Batata-doce

Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, ela possui uma fibra solúvel que resiste às enzimas do intestino delgado – que não é capaz de digeri-lo – atraindo as moléculas de gordura e de açúcar. Esse é um mecanismo que ajuda na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2.

Macarrão integral

Assim como os demais alimentos integrais, possui mais fibras e fornece mais energia do que a versão comum.

Mandioca

Repleta de vitamina B, C, cálcio e minerais, a mandioca merece um espaço na dieta. Além disso, há vários estudos que relacionam o consumo desse alimento com benefícios antienvelhecimento, tratamento de câncer e osteoporose.

Cevada em grãos

É um dos cereais que menos apresenta gorduras ruins. A cevada não é só uma ótima fonte de fibras e carboidratos, mas de vitaminas também.

Muesli

Criada na Suíça no início do século XX, o muesli consiste, basicamente, em flocos de aveia, grãos, nozes, sementes e frutas secas. Parece granola, mas não é. A vantagem do muesli é que, ao contrário da granola como é comercializada aqui, ele não tem adição de açúcares.

Leia também: Maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável mais barata

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.