Melhores alimentos para o cérebro das crianças

Uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada é essencial para o bem-estar em todas as fases da vida. Por isso, fazer o filho ter uma alimentação mais saudável deve ser alvo de preocupação dos pais. A nutrição adequada é importante para todos os aspectos da saúde, incluindo o crescimento e o funcionamento do cérebro das crianças. 

Assim, todos os nutrientes são importantes para o funcionamento cerebral adequado. No entanto, estudos demonstraram que nutrientes e alimentos específicos apoiam o desenvolvimento do cérebro e beneficiam a função cognitiva durante a infância e a adolescência.

Durante a infância, quando o organismo está crescendo e se desenvolvendo, a alimentação tem um papel ainda mais importante. Também, os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os do período infantil.

Melhores alimentos para o cérebro das crianças

Ovos 

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos que você pode ingerir. Felizmente, eles também são acessíveis e versáteis, proporcionando diversas receitas e modos de preparo. Além disso, o alimento é repleto de nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e função cognitiva, incluindo colina, vitamina B12, proteína e selênio.

Dois ovos inteiros fornecem 294 gramas de colina, o que cobre 100% das necessidades de colina para crianças de 1 a 8 anos e mais de 75% das necessidades de crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.

Folhas verdes

Rúcula, escarola, couve, espinafre, agrião, almeirão e companhia não podem faltar no cardápio dos pequenos. Pois, as folhas verdes contêm compostos protetores do cérebro, incluindo folato, flavonoides, carotenoides e vitaminas E e K1. Tais ingredientes estão diretamente relacionados com a função cognitiva. Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Cacau

Cacau é uma das fontes alimentares que mais concentra  antioxidantes flavonoides, incluindo catequina e epicatequina.

Esses compostos têm propriedades antiinflamatórias e protetoras do cérebro. Assim, o consumo de cacau pode levar a um melhor desempenho cognitivo em tarefas relacionadas ao aprendizado verbal e memória.

Iogurte natural

Oferecer iogurte natural no café da manhã ou um lanche da tarde é uma excelente forma de apoiar a saúde do cérebro das crianças. Pois, produtos lácteos como o iogurte são uma boa fonte de iodo, um nutriente de que o corpo necessita para o desenvolvimento cerebral e da função cognitiva.

Além disso, iogurte contém muitos outros nutrientes que são importantes para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro, incluindo proteínas, zinco, B12 e selênio.

Oleaginosas x cérebro das crianças

O grupo das oleaginosas é formado por sementes e grãos ricos em óleo, como nozes, castanhas, pistache, avelãs e amêndoas. O tipo de gordura encontrada nesses alimentos é um dos queridinhos da alimentação saudável: trata-se da gordura insaturada, fonte importante de energia e cheia de benefícios para o nosso corpo. Esses lipídios elevam o colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim, o que ajuda a prevenir doenças do coração. 

Além disso, as oleaginosas contêm altas concentrações de muitos nutrientes ligados à melhoria da função cognitiva. Isso inclui vitamina E, zinco, ácido fólico, ferro e proteína.

Leia também: Como fazer seu filho ter uma alimentação mais saudável

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.