Os melhores alimentos para quem tem diabetes

Diabetes é uma doença ligada aos hábitos alimentares. Por isso, consumir certos alimentos – especialmente os de baixo índice glicêmico, ajudará a controlar o nível de açúcar no sangue (glicemia) e, assim, seus sintomas serão mantidos sob controle. Conheça alguns dos melhores alimentos para quem tem diabetes.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Os melhores alimentos para quem tem diabetes

Os alimentos abaixo possuem baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo. Alimentos com índices glicêmicos altos elevam a glicose no sangue rapidamente e por sua vez levam a picos de insulina, o hormônio que pessoas com diabetes têm dificuldade em produzir. Além disso, itens como maçã, aveia e salmão fornecem elementos como fibras e ácidos graxos, que ajudam a reduzir a glicemia.

Abacate

Os alimentos ricos em gordura boa (ácidos graxos) são alguns dos melhores para quem tem diabetes. Isso se deve ao fato de serem anti-inflamatórios e, por conterem uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, beneficiam a saúde cardiovascular, bem como do sangue, ajudando a prevenir e combater diversos problemas, inclusive a diabetes. Em resumo, o consumo de abacate ajuda a controlar o colesterol, balanceando os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Salmão

O salmão é outro alimento que, assim como o abacate, é rico em gordura boa, em especial o ômega-3, um dos ácidos graxos associados à boa saúde cardiovascular e à prevenção da diabetes. Além disso, é fonte de vitaminas, como a vitamina D, proteína e minerais (magnésio, fósforo e selênio).

Leia também: Astaxantina: Benefícios do antioxidante do salmão

Linhaça

A linhaça é uma fonte vegetal de ômega-3 e, por isso, também faz parte da lista de alimentos recomendados para quem tem diabetes. Além disso, é rica em fibras, que podem contribuir para aumentar a sensação de saciedade. 

Leia também: Óleo de linhaça: Benefícios da fonte de ômega-3

Chia

A chia é fonte de ômega-3, vitaminas, fibras e minerais, ela é um superalimento que inclusive pode ajudar no emagrecimento. Além da semente in natura, também é possível tirar proveito das propriedades desse alimento ao incluir a farinha de chia na alimentação.

Leia mais: Comer chia emagrece?

Canela

A canela é um condimento considerado um dos melhores alimentos para quem tem diabetes. Isso se deve ao seu grande potencial inflamatório, mas, principalmente em razão da sua eficácia em controlar a absorção de açúcar no organismo. Portanto, ao adicionar a canela nas refeições, esta especiaria asiática pode ajudar a controlar e combater diabetes.

Leia mais: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Legumes e leguminosas

Os legumes, bem como as leguminosas, são também alguns dos melhores alimentos para quem tem diabetes. Justamente por serem ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais diversos e fibras, esses dois grupos alimentícios nutritivos são grandes aliados tanto de quem já sofre com a diabetes quanto de quem deseja prevenir esse diagnóstico, como é o caso dos pré-diabéticos. A pré-diabetes é a condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

No entanto, alguns legumes, aqueles mais ricos em açúcar, devem ser evitados, como batata inglesa, batata-doce, inhame e mandioca.

Aveia

A aveia é um cereal nutritivo, rico em fibras, minerais e vitaminas. Porém, é principalmente devido à sua abundância em fibras que ela é considerada um dos melhores alimentos para quem tem diabetes, uma vez que as fibras são carboidratos complexos que são lentamente digeridos pelo organismo e, por isso, não causam picos glicêmicos (rápida elevação do nível de açúcar presente no sangue). A aveia é também uma fonte de proteína vegetal e pode ser consumida na forma de farelo, farinha ou flocos.

Maçã

Em geral, pacientes de diabetes e pré-diabéticos devem controlar atentamente suas porções de frutas, pois elas são ricas em açúcar – frutose. Entretanto, há uma fruta que pode, na verdade, ajudar a controlar a glicose. Essa fruta é a maçã, considerada um dos melhores alimentos para quem tem diabetes, pois ela é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a desacelerar a absorção de açúcar pelo organismo.

Leia também: Alimentos que controlam o hormônio da fome

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo