10 maneiras de melhorar a aptidão cerebral

Existem diversos exercícios para o abdômen, tríceps, bíceps, pernas entre outras partes do corpo. Além disso, também podemos encontrar maneiras de exercitar e, assim, melhorar a aptidão cerebral.

A aptidão cerebral consiste em variedade e curiosidade. Portanto, se você costuma jogar apenas quebra-cabeça, está na hora de variar um pouco para exercitar ainda mais esse órgão tão importante.

comer bem e cuidar da mente

Jogos

Os jogos e programas de condicionamento cerebral são uma ótima maneira de se desafiar. Sudoku, caça-palavras e jogos eletrônicos podem melhorar a velocidade e memória do seu cérebro. Apenas 15 minutos por dia já é o suficiente. 

Meditação

Meditação diária é talvez a melhor coisa que você possa fazer pela saúde do seu corpo e mente. A prática não apenas relaxa, como também treina o seu cérebro. Ao criar um estado mental diferente, você envolve seu cérebro de maneiras novas.

Leia também: Dicas simples para manter o cérebro saudável e feliz

Coma direito

Além do seu corpo, o cérebro também precisa que você coma uma alimentação saudável, sem deixar de fora as gorduras boas. Sendo assim, foque em óleos de peixe de salmão selvagem, nozes, sementes de linho e azeite. Por outro lado, elimine a gordura trans completamente do cardápio. 

Conte boas histórias

Contar boas histórias é uma maneira de solidificar memórias, interpretar eventos e compartilhar momentos. Assim, pratique contando suas histórias, velhas ou novas, para quem seja interessante e divertido. 

Leia também: Benefícios da acupuntura para o cérebro

Desligue a televisão

A média das pessoas é assistir mais de quatro horas de televisão por dia, o que pode atrapalhar relacionamentos, a vida e muito mais. Pensando nisso, desligue a TV e passe mais tempo com seus amigos, família e exercite mais seu cérebro.

Movimente-se

Exercitar o corpo também é ótimo para a aptidão cerebral. Ao praticar atividades físicas, o cérebro precisa aprender novas habilidades musculares, estimar a distância e praticar o equilíbrio. Você pode escolher uma variação de exercícios para desafiar o cérebro.

Leia algo diferente

Se você costuma ler livros de não-ficção, tente variar com um romance contemporâneo. Leia autores estrangeiros, clássicos e livros aleatórios. Não apenas seu cérebro se exercita imaginando diferentes períodos de tempo, culturas e povos, como também terá histórias interessantes para contar sobre sua leitura, o que faz você pensar e as conexões que você faz entre a vida moderna e as palavras.

Aprenda uma nova habilidade

Aprender uma nova habilidade funciona em várias áreas do cérebro. Sua memória entra em jogo, você aprende novos movimentos e associa as coisas de maneira diferente. Como, por exemplo, aprender a cozinhar ou aprender uma nova língua. 

Leia também: Aprender uma nova língua pode melhorar a saúde do cérebro

Faça pequenas mudanças 

Mudar a rotina pode ser difícil para alguns. Porém, para ajudar realmente a mente a permanecer “jovem” é importante criar mudanças. 

Portanto, opte por mudar o caminho do trabalho, trocar alguns móveis de lugar. Tudo isso forçará o cérebro a despertar dos hábitos e prestar atenção novamente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo