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Melão: Benefícios e propriedades

De origem asiática e nascido no meloeiro, o melão é uma fruta cheia de água, vitaminas e nutrientes. Ele possui diversos benefícios à saúde devido às suas ricas propriedades nutricionais.

Propriedades do melão

Existe mais de uma variedade do melão, cujas cores diferem. Apesar disso, todas as versões possuem polpa carnosa, a qual possui grande quantidade de água (equivale a 90% da fruta), sendo assim, essa é ótimo para manter-se hidratado. 

Não só, é composto também por minerais como o cálcio, o fósforo, o ferro e inúmeras vitaminas, tais como as do complexo B, A, C (importantes para a saúde da pele) e E. 

Ademais, é boa fonte de energia, por ser também uma fruta rica em carboidratos

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Benefícios do melão

Ajuda no emagrecimento 

Por ter baixo valor calórico, o melão é uma ótima opção para compor o cardápio de dietas saudáveis. Além disso, por ser fibroso e rico em água, auxilia na sensação de saciedade, bem como propicia o melhor funcionamento do intestino.

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Fonte energética 

Rico em carboidratos, pode ser consumido antes da prática de atividades físicas ou, também, no desjejum. A explicação para isso é que, apesar de pouco calórico, ele é composto basicamente de carboidratos e água. O carboidrato é a fonte primária de energia para o corpo, e seu consumo é essencial para a saúde, disposição e bem-estar do corpo.

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Pele mais saudável

Repleta de vitamina C, bem como em antioxidantes diversos, a fruta é indicada para manter a boa saúde e vivacidade da pele, pois essas substâncias são essenciais para isso.

Sobretudo, tal vitamina combate os radicais livre, um dos responsáveis do envelhecimento precoce.  

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Como consumir

O melão é uma fruta versátil. Por isso, pode ser consumido de maneiras muito variadas:

  • Salada de frutas;
  • Compota;
  • Doce caseiro;
  • Geleia;
  • Pudim frio de melão;
  • Suco e chá.

Além disso, uma receita muito fácil e saborosa é a do petisco de melão com presunto Parma.

Essa receita já é conhecida por muitos e é muito fácil de ser reproduzida em casa:

  • Corte 1/2 melão em cubos
  • Fatie 100g de presunto Parma
  • Adicione suco de limão siciliano a gosto
  • Tempere com mel e pimenta do reino (opcional)

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Revisado por

Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283
Nutricionista e coach de emagrecimento, saúde e bem-estar. Foco profissional em emagrecimento, lowcarb e doenças crônicas não transmissíveis. Atua na empresa tech fit e atende em consultório, além de ministrar cursos e palestras na área. Possui cursos de atualização em Lowcarb, Fitoterapia, Avaliação Antropométrica e Nutrição Esportiva.
 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo