Meditação de escaneamento corporal: O que é e benefícios

A meditação em si é muito benéfica para o corpo e mente. Além disso, existem diversos tipos para você escolher. Uma delas é a meditação de escaneamento corporal, prática que envolve o escaneamento consciente do seu corpo em busca de sensações de dor, tensão e outras coisas fora do comum.

A técnica nada mais é do que uma “varredura” com conscientização de cada parte do corpo. Ou seja, é um tipo de meditação em que se deve prestar atenção em cada membro, da cabeça aos pés.

A conscientização das sensações corporais pode ajudar a sentir-se mais conectado ao seu eu físico e obter uma maior compreensão das causas dos sentimentos indesejados. Assim, você terá consciência do que está errado e, consequentemente, um melhor bem-estar do corpo e da mente.

Leia mais em: Guia de meditação para iniciantes

Muitas pessoas podem não gostar de meditação ou não percebem benefícios nas primeiras vezes em que tentam. No entanto, especialistas sugerem que ainda vale a pena meditar regularmente, mesmo que você não goste .

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Como praticar a meditação de escaneamento corporal

  1. Comece ficando confortável. Deite-se ou se sente em uma posição que permita alongar seus membros facilmente.
  2. Feche os olhos e comece a focar na respiração.
  3. Comece onde quiser – mão esquerda, pé esquerdo, mão direita, pé direito, o topo da cabeça. Concentre-se nesse local enquanto continua respirando lenta e profundamente.
  4. Abra sua consciência para sensações de dor, tensão, desconforto ou qualquer coisa fora do comum. Passe de 20 segundos a 1 minuto observando essas sensações.
  5. Se você começar a sentir dor e desconforto, reconheça e sente-se com as emoções que essas sensações suscitam. Aceite-os sem críticas. Por exemplo, se você se sentir frustrado e com raiva, não se julgue por essas emoções. Observe-os e deixe-os passar.
  6. Continue respirando, imaginando a dor e a tensão diminuindo a cada respiração.
  7. Lentamente, libere sua consciência mental nessa parte específica do seu corpo e redirecione-a para sua próxima área de foco. Algumas pessoas acham útil imaginar liberar uma parte do corpo enquanto expiram e passar para a próxima enquanto inspiram.
  8. Continue o exercício ao longo do corpo de uma maneira que faça sentido para você, se você se move de cima para baixo ou de um lado e para baixo do outro.
  9. Enquanto você continua examinando seu corpo, observe quando seus pensamentos começam a flutuar. Isso acontecerá provavelmente mais de uma vez, então não se preocupe. Você não falhou e pode facilmente recuperar seus pensamentos. Apenas retorne sua atenção para onde você parou a digitalização.
  10. Depois de terminar o escaneamento de partes do seu corpo, deixe sua consciência percorrer seu corpo. Visualize isso como líquido preenchendo um molde. Continue inspirando e expirando lentamente enquanto se senta com essa consciência de todo o seu corpo por alguns segundos.
  11. Lentamente, libere seu foco e volte sua atenção para o ambiente.

Benefícios

Estudos encontraram evidências de que a meditação pode promover o bem-estar físico e emocional de diversas maneiras.

  • Melhora no sono
  • Alívio do estresse e ansiedade
  • Maior autoconsciência
  • Aumento da auto-compaixão
  • Dor reduzida

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo