Meditação da vela: Como funciona e benefícios

Existem diversas técnicas de relaxamento para diminuir os níveis de estresse e trazem bem-estar para a mente. A meditação da vela – também chamada de Trataka – é um exemplo. 

Assim, ao contrário das meditações tradicionais, que são feitas com os olhos fechados, a meditação da vela é realizada com eles abertos. Dessa maneira, o objetivo principal da técnica é a purificação os olhos e a visão.

A técnica consiste em fixar firmemente o olhar em uma vela sem piscar, até lacrimejar. Trataka proporciona uma limpeza profunda dos olhos e as lágrimas servem como um mecanismo de eliminação das toxinas do nosso organismo.

Sendo assim, através da meditação da vela, é possível descansar a visão e tonificar os músculos oculares. Consequentemente, contribui na prevenção e tratamento de diversos problemas de visão.

Benefícios 

Um dos maiores benefícios da meditação da vela é aumentar o foco e concentração, eliminando distrações e pensamentos negativos. Isso porque com a luz e o calor da vela, torna-se mais fácil manter a atenção apenas nela. 

Essa capacidade ajuda a sua prática a ser mais eficiente. Além disso, com qualquer tipo de meditação você pode alcançar a plenitude mental e emocional.  

Leia também: Método Koan: Conheça a técnica de meditação

Como funciona a meditação da vela

Se você se interessou por esse tipo de meditação, veja o passo a passo de como realizá-la:

  1. Acenda uma vela, você pode optar por qualquer tipo.
  2. Não se esqueça de diminuir a luz do ambiente, de modo que a chama da vela se destaque.
  3. Em seguida, coloque a vela em uma mesa, a cerca de 50 centímetros e se sente em uma cadeira em frente a ela. 
  4. Permaneça sentado com as costas retas e faça respirações lentas e profundas. Dessa forma, o intuito é relaxar.
  5. A partir de agora, a sua atenção deve estar voltada apenas para a chama da vela.
  6. Livre-se de qualquer pensamento que possa dispersar a sua mente. Portanto, se  isso acontecer, traga a sua mente de volta para a vela.
  7. Por fim, pisque após ver as lágrimas escorrerem.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo