Como praticar meditação caminhando em casa

O isolamento social por conta da pandemia do COVID-19 tem sido desafiador de várias maneiras. Mas, praticar meditação em ambientes fechados pode ser uma ótima opção para lidar com isso. A técnica conhecida como meditação caminhando é uma opção que permite focar no movimento do corpo, que por sua vez nos tira dos pensamentos e atende a necessidade atual de andar e se mover. Diferente da meditação sentada, em que o foco é a respiração. 

Além disso, você pode fazer as caminhadas meditativas não só em ambientes fechados, como também fora de casa. O ideal é procurar momentos do dia em que concentra sua atenção no movimento do corpo para praticá-la.

Portanto, para se sentir mais relaxado em meio à pandemia, experimente praticar a meditação caminhando seguindo alguns passos.

Ponha os pés no chão

Pare um momento antes de começar a andar para sentir a sensação de seus pés no chão. Assim, mantendo os olhos abertos com um foco suave logo à sua frente, respire fundo e profundamente pelo nariz e pela boca. E ao expirar pela boca, comece a andar.

Ande em um ritmo natural e confortável 

Para começar, ande em uma velocidade normal. Se estiver se sentindo estressado, comece andando, pause, vire-se e volte novamente. Apenas fique à vontade, trazendo a mente para o corpo e observando como se sente ao caminhar.

Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Observe seu ritmo de caminhada

Comece a notar o movimento do corpo, os braços, as pernas, as mãos, os pés. Mas, em particular, observe o movimento das pernas para trás e para frente.

Diminua o ritmo

Gradualmente, comece a diminuir a velocidade um pouco. Dessa forma, toda vez que você for andar, diminua a velocidade em cerca de 10%. Enquanto continua a andar, comece a perceber a sensação do pé pressionando contra o chão. Sinta um pé pressionando e depois a pressão diminui à medida que você o levanta. Então sinta o próximo pé empurrando para baixo, a sensação dele “decolando”.

Acostume-se com sua sessão de meditação caminhando em ambientes fechados 

Esteja ciente do espaço ao seu redor e do resto do corpo, mas comece a desacelerar. Ande mais devagar enquanto repousa a atenção na sensação de um pé e depois no próximo. E depois o próximo, apenas mantendo esse ritmo.

Termine conscientemente

Sempre que se distrair, traga a atenção de volta aos pés. Continue o tempo que quiser e, quando terminar, retorne à posição de pé e respire profundamente.

Dito isso, se você estiver tendo problemas para chamar a atenção para o corpo, o recomendado é observar o ambiente. Portanto, enquanto caminha, sintonize os sons do ambiente, as cores, formas, luz e sombra. Logo após, sinta o que está acontecendo na mente, observando os pensamentos e flutuando na consciência.

Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo