Mastruz (erva de santa maria): Conheça as propriedades

A mastruz, também chamada de erva de santa maria, mentruz ou mastruço, é uma erva mais usada devido às suas propriedades medicinais. Facilmente encontrada em território nacional, seu aroma é descrito como agradável e ela possui pequenas flores amarelas.

Fonte de vitamina C, poderosa como anti-inflamatória, vitamina A e diversos minerais importantes, a erva também conta com propriedades curativas, expectorantes e vermífugas.

Benefícios da mastruz

Fortalece a imunidade e ajuda a prevenir doenças

Devido às propriedades anti-inflamatórias, a erva de santa maria ajuda a prevenir inflamações que poderiam enfraquecer a ação protetora do sistema imunológico. Sendo assim, o corpo se torna menos suscetível a doenças, inflamações e infecções. Ainda, isso ajuda também a prevenir o estresse oxidativo, que é resultado da ação dos radicais livres e pode provocar desde o envelhecimento precoce da pele até a formação de tumores e o diagnóstico de Alzheimer. Além disso, a erva é um vermífugo e um antisséptico natural.

Melhora a respiração

Especialmente na forma de xarope ou de chá, mastruz beneficia o sistema respiratório, por exemplo, ajudando a aliviar sintomas da gripe e resfriados, como a tosse, a rouquidão e a coriza. É indicada em casos de crises asmáticas, de rinite e de sinusite.

Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Protege a saúde do estômago

Proteger a saúde do estômago, de forma que pode até mesmo ajudar a prevenir o diagnóstico de câncer no órgão. Principalmente quando preparada na forma de chá, a erva de santa maria ajuda a controlar a acidez do estômago, evitando crises de gastrite.

Ajuda na cicatrização da pele

Quando usada como cataplasma (emplastro), ou seja, aquecida e aplicada sobre a pele, pode ajudar no processo de cicatrização, principalmente devido à abundância de antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a cicatrizar desde ferimentos como pequenos cortes até picadas de insetos, ajudando a diminuir o inchaço.

Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização

Modos de utilizar a mastruz

  • Chá
  • Xarope
  • Cataplasma
  • Batida com leite

Cuidados e contraindicações

Se ingerida excessivamente via oral, a erva de santa maria pode ter efeito abortivo e, por isso, é contraindicada para gestantes. Ainda, deve ser evitada por crianças pequenas (menores de 2 anos).

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo