fbpx

Manteiga de kokum: O que é e os benefícios para a saúde

A manteiga de kokum é extraída da garcinia indica, uma fruta também chamada de kokum, típica de florestas de clima tropical. Assemelha-se, na verdade, a uma pomada de cor cinza ou branca. Sobre a pele, sua textura é macia e seu toque é úmido e relaxante.

Embora muitas pessoas estejam familiarizadas com manteigas de cacau, coco e karité, a manteiga kokum é uma alternativa menos comum que vem com seu próprio conjunto de atributos e benefícios exclusivos.

Suas propriedades hidratantes e regenerantes a tornaram conhecida por seus benefícios à pele e aos cabelos. Os nutrientes que a compõem são: ácidos graxos, ácido palmítico e ácido esteárico, principal responsável por sua consistência firme.

Apesar de ser conhecida por seus benefícios cosméticos, a manteiga é também usada na culinária, em substituição ao óleo de cozinha. Ocasionalmente, é usada para fazer chocolates e outros doces.

Diferente de outras manteigas vegetais, não tem um cheiro forte e não é pesada ou gordurosa. No entanto, suas principais desvantagens são que o preço mais alto e a consistência difícil de trabalhar devido à textura resistente.

Benefícios da manteiga de kokum

Cabelos hidratados

Devido à sua riqueza em ácidos graxos (ômega-6 e ômega-9), a manteiga é um excelente hidratante natural para os cabelos e trata as pontas duplas e o frizz. Ainda, o ácido palmítico, muito presente em sua composição, é especialmente benéfico para a saúde dos fios.

Leia também: Feno-grego faz bem para o cabelo?

Ajuda no tratamento para acne

Ainda, a manteiga não obstrui os poros da pele. Por isso, pode ser aplicada sobre ela sem riscos. Também possui efeito calmante, sendo assim, combate inflamações e, como consequência, impede o aparecimento de acne. Além disso, pode acelerar o processo de cicatrização.

Leia também: Alimentos ricos em fibras para prevenir acne

Pele jovial

Além de combater acne, a manteiga também promove a hidratação do maior órgão do corpo humano. Além disso, ajuda a manter sua aparência lisa, jovial e firme.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Como utilizar a manteiga de kokum

Outras formas de aproveitar as propriedades do produto são:

Leia também: Óleo de coco: benefícios que você precisa conhecer

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo