Manjericão: Para que serve, propriedades e como usar

Popular como tempero, o manjericão é uma erva versátil que pode fornecer uma série de benefícios à saúde.

Apesar de sua origem asiática, o manjericão se tornou um ícone da culinária mediterrânea e veio para o Brasil junto com a imigração italiana.

Uma colher de sopa da planta contém:

  • Calorias: 1,3 kcal 
  • Proteínas 0,1 g 
  • Gorduras totais 0,02 g 
  • Gorduras saturadas 0 g 
  • Fibra alimentar 0,17 g 
  • Sódio 0 mg

Ele pode ser comprado fresco, seco ou congelado – embora o manjericão fresco tenha o melhor sabor.

Benefícios

O manjericão não é apenas um remédio popular para doenças como náuseas e picadas de insetos, mas também fornece compostos vegetais benéficos que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e outras propriedades.

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Estudos preliminares sugerem que o manjericão pode:

  • Reduzir a perda de memória associada ao estresse e ao envelhecimento;
  • Diminuir a depressão relacionada ao estresse crônico;
  • Melhorar o açúcar no sangue em jejum, colesterol e triglicerídeos;
  • Reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão;
  • Aumentar o estado de alerta mental quando inalado como aromaterapia;
  • Inibir o crescimento de bactérias que causam cáries dentárias;
  • Fornecer uma alternativa aos antibióticos para doenças infecciosas, incluindo o combate a cepas de bactérias resistentes a medicamentos;
  • Repelir insetos, como mosquitos e carrapatos.

Como consumir 

Manjericão dá sabor a pratos com tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais.

Ele ainda complementa outras ervas e especiarias, como alho, manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

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Como cultivar

A erva requer pouca água, mas é importante regá-la constantemente. Deixe a planta em lugar quente e luminoso e evite mexer muito nas folhas, que escurecem com o toque. Colha apenas a folha, assim, outra crescerá no lugar.

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