Benefícios da manga para a saúde

Deliciosa e doce, a manga é conhecida como a rainha das frutas. Saborear essa iguaria tropical é tão excelente que, certamente, você já se perguntou se ela é realmente boa para a saúde. A resposta é um sim retumbante.

Embora seja rica em açúcar (uma xícara contém cerca de 25 gramas de carboidratos e 100 calorias), a manga oferece algumas vantagens impressionantes para o bom funcionamento do organismo. Confira cinco motivos para colocá-la no seu dia a dia:

Melhora a imunidade

Uma xícara de manga picada oferece cerca de um quarto da meta diária de vitamina A, um nutriente essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico (incluindo a produção e a atividade das células brancas do sangue). Não obter o suficiente da vitamina está associado a uma maior vulnerabilidade a infecções.

Ajuda a proteger contra o câncer

A fruta contém mais de uma dúzia de tipos de polifenóis. Estes compostos vegetais têm atividade antioxidante que protege as células dos danos do DNA que podem levar a doenças degenerativas, incluindo diabetes tipo 2 e câncer. Em pesquisas feitas em animais, antioxidantes de manga suprimiram o crescimento de células de câncer de mama.

Faz bem para a pele e o cabelo

A vitamina A também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de vários tipos de tecidos, incluindo a pele, o cabelo e as glândulas sebáceas – essas estão ligadas aos folículos pilosos, ajudam a manter o cabelo hidratado e saudável. Uma xícara de manga também fornece cerca de 75% da ingestão diária mínima de vitamina C. Este nutriente é necessário para produzir colágeno, que dá à pele elasticidade e ajuda a prevenir rugas e flacidez.

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Alivia a constipação

Em um estudo em pessoas com constipação crônica, comer a fruta foi mais eficaz do que tomar uma quantidade equivalente de fibra isolada. É importante notar, no entanto, que as mangas são um alimento de alto FODMAP, por isso podem provocar gases e inchaço em alguns, particularmente naqueles com síndrome do intestino irritável.

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Regula os níveis de açúcar no sangue

Parece improvável que um alimento tão doce melhore o açúcar no sangue, mas essa foi a conclusão de um estudo na Universidade Oklahoma State, nos Estados Unidos. Durante 12 semanas, 20 homens e mulheres obesos comeram 10 gramas de polpa de manga liofilizada moída (equivalente a cerca de metade de uma manga fresca) todos os dias. No final da pesquisa, os participantes tiveram níveis mais baixos de glicose no sangue do que quando começaram o experimento. Especialistas suspeitam que componentes bioativos da fruta, incluindo antioxidantes, podem ser os responsáveis.

Protege os olhos

Os antioxidantes luteína e zeaxantina encontrados em manga ajudam os olhos de várias maneiras. Os dois compostos naturais, que protegem a retina e a lente, aumentam o alcance visual, diminuem o desconforto causado pelo reflexo, aumentam o contraste visual e reduzem o tempo necessário para que os olhos se recuperem do estresse causado pelas luzes brilhantes. A dupla também protege os olhos dos raios ultravioleta prejudiciais e combate ou retarda a progressão da catarata e da degeneração macular.

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