Maneiras simples e rápidas de relaxar

Quem não gosta de ter um momento para relaxar após um dia cansativo, não é mesmo? O estresse em excesso é prejudicial tanto para a saúde física quanto mental.

Por isso, existem diversas maneiras de acalmar a mente, como a meditação, massagem e praticar exercícios físicos, por exemplo. Tente essas técnicas simples e fáceis para relaxar:

Anotar suas preocupações

Esse método evita distrações e aumenta a concentração. Ao adotar a prática, sua mente entende que as preocupações estão “guardadas”, o que diminui a ansiedade. Além disso, anotar o que preocupa você em um caderno também pode acabar com a insônia. Isso porque tarefas que não foram realizadas durante o dia nos impedem de dormir e, colocar tudo no papel nos ajuda a lidar com isso.

Meditar

A meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. Assim, pode ser praticada em qualquer lugar ou qualquer momento.

Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Quando você medita, sua concentração aumenta e pensamentos confusos e negativos são eliminados, desenvolvendo relaxamento e equilíbrio.

Caminhar

A caminhada é uma das atividades físicas mais simples e acessíveis, além de possuir vários benefícios. Basta um bom par de tênis confortáveis para começar a ficar em forma e ganhar alguns anos a mais de vida. Não importa a altura, o peso ou a cultura: a caminhada é para todos.

Pratique yoga

Yoga é uma das melhores maneiras de relaxar, isso porque a respiração é o principal foco dessa prática. Desse modo, pode melhorar a frequência cardíaca, a imunidade e a pressão sanguínea. Ademais, também é uma ótima opção para quem busca reduzir o estresse, ansiedade e melhorar a postura.

Com tantas modalidades de yoga, é possível escolher qual você se adapta melhor. 

Ouça música

Um hábito que está presente na vida de todos, é ouvir música. Ouvir música pode reduzir o estresse, melhorar o humor e ajudar a dormir. 

Leia também: Os benefícios da música para a saúde

Segundo uma pesquisa, a reprodução de músicas mais animadas levou a melhorias na velocidade de processamento, além de benefícios na memória.

Tire um tempo para você

Em meio a tanto estresse e correria, é fundamental tirar um tempo para você mesmo. Aproveite para fazer algo que você gosta, como ler um livro, ver os amigos ou até mesmo planejar uma viagem. 

Tente equilibrar o tempo entre o trabalho e a vida pessoal, priorizando sua saúde mental. 

Faça massagens com óleos essenciais

Se você nunca fez massagem com óleos essenciais, essa é a hora de experimentar.  Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso e estimulam a circulação sanguínea, proporcionando alívio na tensão muscular e no estresse.

Os óleos utilizados neste tipo de massagens devem possuir propriedades terapêuticas que acalmem e relaxem, como o óleo de lavanda ou de camomila por exemplo.

Tome um chá

Se alguém já indicou tomar uma xícara de chá quente para ajudar a relaxar, saiba que esse conselho é válido. A camomila é uma das melhores escolhas quando se trata de chás que ajudam a descansar melhor. Assim, os nutrientes da erva estão ligados a um efeito tranquilo natural que trabalha para desacelerar de um dia agitado.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo