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Maneiras saudáveis de encarar seus medos

Ter medos costuma ser normal. Afinal, na medida certa, eles existem para nos proteger de algum perigo e nos afastar de situações ameaçadoras. No entanto, em excesso, pode atrapalhar a qualidade de vida.

Porém, é possível ter medo também de coisas que não são realmente perigosas, como falar em público. O medo de falar em público pode impedi-lo de tirar uma nota boa, ou de avançar em sua carreira.

Dessa forma, veja algumas maneiras saudáveis de enfrentar seus medos e conseguir lidar com eles.

Considere se você precisa enfrentar seu medo

Você não precisa vencer todos os medos que sente. O medo de tsunamis por exemplo, não é um problema se você mora distante do oceano. 

Assim, reflita sobre o que seus medos o impedem de fazer e considere se é um problema que precisa realmente ser enfrentado. Pense se seus medos estão o levando a ter uma qualidade de vida menor do que a que você esperava.

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Considere os prós e contras de não enfrentar seu medo e anote-os. Em seguida, identifique, então, as vantagens e desvantagens de confrontá-los. Anote o que você pode alcançar e como sua vida pode ser diferente.

Ao ler essas listas, poderá tomar uma decisão mais clara sobre o que fazer depois. Se você decidir prosseguir, a melhor maneira de vencer o medo é enfrentá-lo de frente. 

Avalie seu nível de risco

Às vezes, o medo vem simplesmente por você não saber o que exatamente teme. Por exemplo, há quem tenha pavor de andar de avião porque ouviu falar de muitos acidentes aéreos que levam a ferimentos e morte. Mas, sem nunca ter entrado em uma aeronave de fato.

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Porém, basta olhar para as estatísticas e descobrir que a probabilidade de morte em uma companhia aérea é muito baixa – muito menor que a de um acidente de carro. Portanto, lembre-se de que não é porque algo parece assustador que seja realmente arriscado. 

Crie um plano de ação

A chave para enfrentar os problemas é dar um pequeno passo de cada vez. 
Aqui está um exemplo de como alguém pode enfrentar o medo de falar em público por exemplo, com um passo de cada vez, usando a terapia de exposição:

  • Fique na frente de um espelho e faça uma conversa de dois minutos;
  • Grave-se dando uma palestra e assista de volta;
  • Pratique a conversa na frente de um cônjuge, membro da família, e de algum amigo; 
  • Faça a palestra em uma reunião no trabalho.

Se você não pode fazer o que o assusta, pode usar a imaginação. Por exemplo, você pode induzir um pouco de ansiedade imaginando-se entrando em um avião. Pense em como seria se sentar e qual sensação você teria ao decolar. 

Procure ajuda profissional

Se você tiver alguma fobia específica, pode ser difícil conseguir vencer seus medos por conta própria. Principalmente se o sentimento for debilitante e você não tiver sucesso enfrentando-os por conta própria, procure ajuda profissional. 

O tratamento pode envolver falar sobre o que o deixa com medo, praticar estratégias de relaxamento e gerenciar sua ansiedade enquanto enfrenta seus temores de frente. 

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo