Por que limpar e organizar é terapêutico quando estamos estressados?

Existem diversas técnicas para aliviar o estresse – sentimento cada vez mais recorrente por conta do isolamento social. Pode ser que já tenham indicado colorir livros, ler, meditar e até costurar para diminuir a ansiedade por conta do coronavírus. Mas, você sabia que limpar e organizar é terapêutico quando estamos estressados?

Um estudo norte-americano publicado na revista Mindfulness descobriu que os participantes de um grupo de voluntários que lavavam a louça relataram uma redução de 27% no nervosismo, juntamente com uma melhoria de 25% na inspiração mental.

Isso porque é provável que a bagunça esteja ligada a emoções negativas (confusão, tensão, irritabilidade, preocupação). Enquanto um espaço limpo tem mais probabilidade de estar relacionado a emoções positivas (felicidade, calma, sensação de bem-estar).

Dessa forma, há muitas razões pelas quais a limpeza pode ser um ótimo calmante quando estamos estressados. Portanto, veja as informações a seguir para começar uma limpeza na próxima vez que se sentir estressado:

A limpeza proporciona alívio da desordem

A desordem pode ser motivo de tensão. Afinal, quem gosta de entrar em uma casa com pilhas de roupas que precisam ser guardadas e itens aleatórios espalhados pelo chão, não é mesmo?

Mas, ao ver a casa limpa e organizada, o estresse será reduzido e você se sentirá mais calmo e tranquilo.

Exercício de gratidão

Faça da limpeza uma tarefa consciente e aproveite a oportunidade para agradecer cada coisa que tocar. Por exemplo, ao lavar os pratos você pode admirá-los, seja grato pela comida que está retirando. A gratidão por tudo que você tem resultará em uma paz interior.

Meditação

Além de o resultado final da sessão de limpeza – uma casa bonita e limpa – aliviar o estresse, você também pode incorporar a meditação à sua limpeza, pode deixá-lo mais relaxado após terminar. Dito isso, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. Portanto, é mais que possível meditar enquanto varre a casa e lava a louça, por exemplo.

Festa

Se você não gosta ou consegue entrar em um estado zen enquanto limpa, você pode seguir outra direção e transformar sua limpeza em uma “minifesta”. A música tem muitos benefícios para aliviar o estresse  e pode tornar a atividade mais agradável. Então, toque sua música favorita enquanto limpa.

Exercício físico

O ato de limpar e organizar também pode trazer o benefício dos exercícios físicos, o que é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Assim, subir e descer escadas, carregando itens de um cômodo para outros pode queimar calorias, liberar endorfinas e ajudá-lo a se acalmar.

Leia também: Exercícios para perder barriga que podem ser feitos em casa 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo