Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Para reduzir a aglomeração de pessoas e a propagação do coronavírus, foram adotadas medidas de isolamento social. Embora alguns utilizem esse tempo para ser mais produtivo, outros precisam lidar com o estresse e ansiedade.

No entanto, existem diversas atividades que você pode realizar para lidar com o estresse que irão ajudá-lo a se sentir mais tranquilo e menos ansioso. Assim, ocupando o tempo, você não se sentirá entediado. 

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Meditação

A meditação é uma ótima forma de relaxar e deixar os pensamentos estressantes de lado. Consiste em um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. 

Dessa forma, organize algum momento do seu dia para meditar, nem que seja por 20 minutos. Você pode optar por aplicativos ou vídeos de meditação que irão auxiliar durante a pandemia.

Colorir livros

Os livros para colorir não são apenas para crianças, os adultos também podem aderir. Colorir é uma atividade simples e repetitiva que o ajudará a se desconectar do ciclo interminável de notícias e consequentemente reduzir o estresse. Portanto, coloque sua música preferida de fundo e prepare-se para colorir usando sua criatividade.

Leitura

Em tempos como este, provavelmente o tempo que você não tinha para  ler seus livros, agora tem. A leitura é importante em vários aspectos. Então, busque ler os livros esquecidos na sua estante ou até mesmo ler online gratuitamente. 

Crochê

O crochê é uma atividade para todas as idades, não apenas para os idosos. Um passatempo simples e de fácil acesso. Se você ainda não tem o material certo para praticar, peça online um kit para iniciantes. Há diversos vídeos e guias para ajudá-lo a progredir.

Quebra-cabeças

Montar quebra-cabeças é uma atividade que pode ser feita por toda família. Além disso, promove relaxamento, ajuda a ter mais agilidade e exercita o raciocínio. Após 30 minutos montando as peças, você irá perceber como ficará mais calmo.

Culinária

Cozinhar pode parecer uma tarefa árdua. No entanto, é uma maneira de experimentar e sentir uma pequena sensação de realização, enquanto faz algo divertido.

Na internet, existem várias receitas divertidas que podem ser feitas com poucos ingredientes. 

Leia também: Fazer tricô pode reduzir depressão, ansiedade e dor crônica

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo