Como lidar com a quarentena quando você mora sozinho

Morar sozinho durante a quarentena pode ser um grande desafio. Isso porque o isolamento social pode fomentar sentimentos de solidão por não ter contato direto com alguém. Assim, quem está passando por isso pode se sentir exausto, experimentar mudanças de humor, pensamentos negativos, estresse e ansiedade.

Mas, para driblar o cenário, existe estratégias eficazes para promover o bem-estar de sua saúde mental durante o coronavírus. Confira.

Cultive os relacionamentos existentes

Não deixe de ter contato com seus amigos e familiares durante a quarentena, mesmo que de maneira virtual. Mais tempo em casa significa mais tempo para ligar ou conversar por vídeo com os entes queridos. Portanto, opte por plataformas que disponibilizam chamadas de vídeo em grupo. 

Conversar com outras pessoas sobre seus medos pode ajudar a colocá-las em perspectiva e, assim, aliviar as preocupações.

Leia também: Como acalmar a ansiedade sobre o coronavírus

Além disso, você também pode considerar o desenvolvimento de novas amizades, o que pode ser feito por meio de fóruns online ou outras plataformas. 

Cuide do corpo

Por estar em casa, pode ser difícil ter uma dieta balanceada. No entanto, é importante cuidar do seu corpo, comendo bem, exercitando-se com frequência e tomando sol diariamente. Pois isso não apenas pode melhorar sua saúde mental, como também contribui para a saúde física.

Leia também: O poder da afirmação para a saúde mental na pandemia

Você pode utilizar aplicativos online que focam em exercícios em casa. Como o aplicativo Workout, que disponibiliza exercícios como yoga, pilates, alongamento, HIIT, relaxamento, treinos funcionais e muito mais.

Crie uma nova habilidade ou passatempo

De um modo geral, explorar novos meios criativos ou aprimorar um conjunto de habilidades existentes pode ser benéfico para a saúde mental.

Desenvolver o intelecto fortalece partes do cérebro essenciais para manter o foco. Você pode aprender algo que sempre teve vontade, tente ler um livro, escrever poesia, preparar receitas novas, entre outras atividades manuais ou artesanais.

Leia também: Truques para você se acalmar quando bater a ansiedade

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo