Lichia: Benefícios e propriedades da fruta

A lichia é uma fruta de origem chinesa, mas se popularizou pelo mundo por seu sabor e textura. No Brasil, é comum principalmente em São Paulo e no Paraná.

Mais consumida da época do Natal, ela é rica em potássio, vitaminas C e do complexo B, além de indicada para o tratamento de infecções intestinais. Conheça mais dos benefícios da fruta.

Benefícios da lichia

Rica em Vitamina C

A lichia é rica em vitamina C. Dentre os muito benefícios que ela provê, é especialmente benéfica para a pele, para os olhos e para o sistema imunológico.

Fonte de minerais

A fruta, que é encontrada em cachos e tem uma casca rugosa, é riquíssima nos minerais mais importantes para a nossa saúde. Também, sua polpa é gelatinosa e de sabor adocicado, onde encontramos substâncias como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Entretanto, apesar do mito de que carnes são as melhores fontes desses minerais, vegetais e frutas podem ser fontes tão boas quanto produtos de origem animal, e a lichia é um ótimo exemplo disso. 

Baixo teor calórico

Para quem busca perder peso, o consumo de lichia é recomendado, pois a fruta é baixa em calorias – 100 g contém aproximadamente 70 calorias.

Dessa forma, afim de potencializar seu auxílio na perda de peso, a melhor opção é consumi-la in natura, evitando o consumo de conservantes e afins.

Pode ser utilizada medicinalmente

Em forma de chá, sua casca ajuda no tratamento de diarreias e dermatites. Além disso, é comum fazer um pó a partir de sua semente, que é utilizado como analgésico e para ajudar no tratamento de problemas intestinais. 

Lichia emagrece?

Primordialmente, não existe um alimento que sozinho emagreça. Contudo, na Universidade de Hokkaido, no Japão, cientistas vêm estudando as propriedades da lichia, especialmente o seu potencial de ajudar na perda de gordura abdominal. Assim, eles descobriram que ao adicionar o extrato de lichia em sua dieta (emagreça com o Tecnonutri) , uma pessoa tende a perder 15% a mais de gordura em comparação com alguém que não consome esse mesmo alimento. Entretanto, vale reiterar: não há alimento mágico e não existe perda de peso sem mudança efetiva de hábitos. 

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Como consumir

Além de tudo, a lichia é uma fruta incrivelmente versátil e pode ser consumida de inúmeras maneiras diferentes.

Fora o consumo in natura, a lichia também é comumente ingerida em conserva (típica sobremesa das festas de final de ano), assim como pode ser adicionada em saladas de frutas, dando um toque especial para a receita

Não só, há muitas outras opções:

  • Doces
  • Geleias
  • Iogurtes
  • Sorvetes
  • Drinques
  • Salsa mexicana
  • Pratos quentes diversos

Tabela nutricional da lichia (100g)

  • Calorias: 66
  • Carboidratos: 16,5 g
  • Proteínas: 0,83 g
  • Gorduras: 0,44 g
  • Fibras: 1,3 g
  • Fósforo: 31 mg
  • Cálcio: 5 mg
  • Ferro: 0,31 mg
  • Potássio: 171 mg
  • Vitamina C: 72 mg

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo