Levedo de cerveja: propriedades, benefícios e como consumir

O levedo de cerveja é um fungo usado na fabricação da popular bebida alcoólica. Não só, além de presente no processo de fermentação da cerveja, ele é um suplemento alimentar que, quando inserido em nossas dietas, pode trazer diversos benefícios.

Também conhecido como levedura de cerveja, é fonta de proteínas e nutrientes como as vitaminas do complexo B.

Benefícios do levedo de cerveja

Pele limpa e lisinha

Muito usado como um tratamento para acne, o levedo de cerveja é muito eficaz no combate de inflamações na pele, bem como do envelhecimento precoce da mesma. Não só, também alivia sintomas de psoríase e eczema, além de fortalecer e beneficiar a aparência de cabelo e unhas.

Recuperação muscular 

Muito consumida por atletas, especialmente os de esportes intensos, a levedura ajuda na recuperação muscular e, consequentemente, no ganho de massa magra (hipertrofia). Isso deve-se especialmente à sua abundância em proteínas.

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Melhora da função cerebral

Mais, além de beneficiar os cabelos, a pele, as unhas e os músculos, também é excelente para o cérebro. Assim, graças ao seu alto valor nutricional, combate a dificuldade de concentração, além de melhorar a memória.

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Controla a diabetes

Segundo um estudo promovido por cientistas da Universidade de Estudos Médicos de Tehran, no Irã, o levedo de cerveja é capaz de melhor controlar o nível glicêmico de pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2. 

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Combate a constipação

Não apenas fonte de proteínas, possui grande quantidade de fibras em sua composição. Por isso, facilita e acelera o trânsito intestinal, assim, combatendo a constipação (prisão de ventre) e a sensação de inchaço. Além disso, é um probiótico natural. A microbiota intestinal é, portanto, muito beneficiada pelo consumo desse suplemento alimentar.

Como consumir levedo de cerveja

Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.

  • Vitaminas, sucos, shakes e smoothies;
  • Batido com frutas congeladas;
  • Com leite, iogurte ou kefir;
  • No preparo de doces saudáveis.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo