Diferentes tipos de leite e seus benefícios para a saúde

Versátil e cheio de coisas boas para a saúde, é difícil faltar leite na geladeira de casa. Ele pode ser consumido puro, com um cafezinho ou em receitas doces e salgadas. É rico em proteína, cálcio, vitaminas A e do complexo B, além de fósforo, potássio, zinco e magnésio.

“O leite é um ótimo alimento, possui muitos benefícios importantes para o corpo. Só precisa atentar para o caso de algumas patologias, como a intolerância ou alergia à lactose ou processos inflamatórios, pois aí o consumo deve ser reduzido ou excluído da dieta (emagreça com o Tecnonutri) ”, avalia Carol Faria, nutricionista de São Paulo.

De acordo com a nutricionista, todos os tipos de leite apresentam inúmeras vantagens para a saúde, por isso é importante contar com o acompanhamento de um profissional para saber realmente qual é o mais indicado em cada caso.

Além disso, há tantas opções que pode ser um desafio escolher a melhor opção. Para ajudar nessa tarefa, Carol conta as características e os benefícios dos principais tipos de leite. 

Leite de vaca

Seus principais componentes são a proteína e o cálcio. Também é rico em gorduras naturais e vitaminas A, E, K e D. Melhora a flora intestinal, ajuda na prevenção de osteoporose e controla níveis de pressão arterial. O leite de vaca pode ser:

  • Integral: alto teor de gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol ruim e o risco de problemas cardíacos se consumido em excesso.
  • Semidesnatado: apresenta apenas metade do valor de gordura, sendo menos calórico, mas mantendo as quantidades de proteína e cálcio.
  • Desnatado: apesar de ser zero gordura, tem os mesmos nutrientes do integral. Perfeito para quem precisa controlar o colesterol ou a ingestão de calorias.

No mercado, há ainda opções de leite com redução ou sem lactose e enriquecidas com diferentes nutrientes, entre eles ferro e cálcio.

Leite de cabra 

A sua composição, em média, consiste, basicamente, em água, de lipídeos, lactose e proteínas. Tem níveis satisfatórios de minerais como cálcio, cobre, manganês, zinco e selênio, e de vitaminas, niacina e riboflavina. “Além de ser nutritivo, sua digestão é mais fácil em relação ao leite de vaca, ajuda na saúde dos ossos e melhora a imunidade”, avalia Carol. Tem sabor e aroma peculiares, mais fortes que o leite de vaca.

Leite de amêndoas 

O principal benefício do leite de amêndoas é a ausência de lactose, ótimo para os intolerantes. Tem pouca gordura, mas é rico em energia, proteínas, lipídios e fibras. Contém minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Ainda conta com ácido fólico e vitaminas como B6, C e E. “Tudo isso faz com que ajude a diminuir níveis de colesterol ruim, melhorar a saúde da pele, além de não ser tão calórico.”

Leite de coco 

Outra opção sem lactose. Possui gorduras boas e nutrientes como potássio, cálcio e magnésio. Ótimo aliado para controlar o colesterol, contribui ainda para o aumento da imunidade e pode ajudar na perda de peso. 

Leia também: Cortar lactose da dieta emagrece?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.