Leguminosas: Quais são e porque consumi-las

As leguminosas são grandes fontes de nutrientes e podem ajudar a incrementar praticamente qualquer dieta (emagreça com o Tecnonutri) . Elas são grãos nascidos em vagens. Entre os exemplos mais populares, estão lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim e todas as variedades de feijão.

Propriedades das leguminosas

As leguminosas são fontes de diversos nutrientes e propriedades excelentes, entre as quais se destacam as vitaminas do complexo B, proteínas, bem como fibras e minerais como ferro, cálcio e magnésio.

Principais tipos de leguminosas

Feijão

O feijão é querido pela culinária brasileira e faz parte da dieta da maior parte da população. Ainda, ele é altamente nutritivo e pode ajudar a incluir diversos nutrientes importantes na alimentação. Por exemplo, o feijão é uma grande fonte de ferro (especialmente o feijão preto e o azuki), além de conter proteína vegetal. Não só, é fonte de cobre, fósforo, vitaminas do complexo B e de fibras.

Leia mais: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão

Grão-de-bico

O grão-de-bico pode ser consumido puro quando cozido, mas há quem prefere incluí-lo em outras receitas, como o falafel ou mesmo comê-lo torrado, como lanche. Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, e por isso ajuda a garantir um sono mais calmo, além de aliviar sintomas de ansiedade, estresse e depressão. É também rico em cálcio, o que beneficia a saúde dos ossos.

Amendoim

O amendoim é um popular petisco e também fonte de uma variedade de nutrientes, inclusive de ômega-3, magnésio e proteínas. Devido à presença de ômega-3 em sua composição, pode beneficiar a saúde cardiovascular, atuando no controle do nível de colesterol.

Lentilha

A lentilha é uma grande fonte de proteína, tal como o grão-de-bico e demais leguminosas. Não só, ela é rica em fibras e, por isso, ajuda na digestão e combate a constipação (prisão de ventre). Além da lentilha de cor escura, tipicamente incluída nas refeições das festas de final de ano, existe a lentilha rosa, tão nutritiva e saborosa quanto a outra variedade.

Ervilha

A leguminosa é uma das queridinhas das dietas vegetarianas e veganas por ser uma excelente fonte de proteína. Não só, é fibrosa e abundante em vitaminas, especialmente a vitamina A, que beneficia a saúde dos olhos, da pele e do sistema cardiovascular. Além disso, é rica em minerais como zinco e cálcio, que atuam no fortalecimento ósseo e muscular. 

Leia também: Alimentos à base de plantas com mais proteína do que ovo

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo