Lavar o frango é necessário antes do consumo? Descubra

O frango é uma das carnes mais consumidas dos brasileiros, e uma das queridinhas de quem pratica atividades físicas. Mas, será que devemos lavar o frango ou não antes de seu preparo? Essa é uma dúvida comum a muitas pessoas. Porém, a verdade é que não existe a necessidade de lavar o frango antes do seu consumo. Pelo contrário: a prática é contraindicada e pode até contaminar a ave.

Porque não é necessário ou recomendável lavar o frango

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDCs), é contraindicado lavar o frango, pois pode fazer com que germes se espalhem pela carne, por outros alimentos e pela cozinha.

Leia mais: Peru, chester e tender: Quais as diferenças?

Ainda, a organização indica lavar as mãos por 20 segundos com sabonete e água quente antes e depois de manusea-lo. Não só, recomenda também o uso de uma tábua separada para cortá-lo e outra para demais alimentos. Talheres diferentes também.

Portanto, assim como o ovo, não é preciso lavar o alimento em questão. Sendo assim, o jeito adequado de higienizar o frango é com o cozimento. Ou seja, apenas o calor do fogo consegue eliminar bactérias e micro-organismos. O mesmo vale para outros tipos de carnes, como a carne vermelha e os peixes.

Portanto, depois de cozido, o frango não apresenta mais riscos à saúde, pois a presença de microorganismos indesejados estará eliminada.

Leia mais: Frango tem hormônio: Mito ou verdade? Entenda

Riscos à saúde

  • Intoxicação alimentar causada por bactérias, como a salmonela e a campylobacter
  • Maior risco de hepatite e outros problemas no fígado
  • Pode prejudicar o pâncreas
  • Fraqueza nos músculos e da imunidade

Por fim, o cuidado deve ser ainda maior com crianças pequenas, grávidas e pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Leia também: Farinha de frango: Conheça mais sobre o alimento

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo