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Opções saudáveis de lanches low carb

Lanches low carb são essenciais para quem segue uma dieta com baixa ingestão de carboidratos. Menos alimentos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta de muitos nutricionistas para quem deseja equilibrar a alimentação e ganhar benefícios como a perda de peso – a chamada dieta low carb.

Isso porque consumo em excesso de carboidratos favorece a ansiedade, depressão e doenças degenerativas, pois seus componentes inflamam os tecidos e alteram a função cerebral. 

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

A solução para se manter saudável é reduzir esse grupo alimentar de seu cardápio (pouco a pouco) e comer lanches low carb para resistir à tentação.

Quando o estômago começa a roncar e você não tem um lanche saudável à mão, você sabe que a única opção é ir direto para a padaria. Armazene em sua casa ou na gaveta do trabalho as opções de lanches low carb abaixo:

Oleaginosas

Qualquer hora do dia é perfeita para saborear amêndoas, pistache, avelãs e outras oleaginosas, pois elas têm um alto teor de proteína, gorduras saudáveis ​​e fibras. Esta combinação de nutrientes melhora a concentração, proporciona saciedade e revigora o corpo, sendo, portanto, um dos lanches campeões para o trabalho. Vale consumir 30 a 50 gramas por dia para tirar proveito de suas propriedades.

Dica: leve na bolsa a oleaginosa que gostar menos, assim diminui as chances de você exagerar na quantidade ou comer sem estar realmente com fome.

Morangos com creme de leite

Os morangos são um alimento ideal para o escritório devido à sua praticidade para transportá-los e à baixa quantidade de carboidratos que contêm (1 xícara equivale a 11 g de carboidratos). Portanto, não hesite em incluir meia xícara dessa fruta em seu dia a dia, combinada com uma porção de creme de leite. Este laticínio oferece vitaminas e minerais que controlam o peso, estimulam a saúde intestinal e ativam a função cerebral.

Maçã com pasta de amendoim

A combinação desses dois ingredientes cria um lanche delicioso, emagrecedor e energético, já que a maçã é rica em fibras e água, e a pasta de amendoim, em ácidos graxos essenciais. Para aproveitar ao máximo seus benefícios, opte pela versão do creme sem adição de açúcares.

Tiras de cenoura e pepino

Não tem muito tempo para preparar um lanche que te faça sentir satisfeito e ajude a sua saúde? Temos boas notícias, cenouras e pepinos cortados em tiras são uma excelente opção. Primeiro, porque eles combatem a constipação e a retenção de líquidos causada pelo estresse no trabalho, além de revigorar a mente, graças aos minerais que contêm.

Smoothies verdes

Se você passar o dia todo sentado no escritório, você deve definitivamente optar por um smoothie verde. Além de refrescante e revitalizante, ele melhora a digestão quando há pouco movimento do corpo. Como prepará-los? Idealmente, processe um punhado de folhas verdes, um pedaço de gengibre, uma porção de kiwi ou maçã para adoçar e água. 

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Frutas vermelhas com iogurte integral

Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Já o iogurte integral é um alimento de baixo índice glicêmico e, portanto, pode ser consumido em uma dieta low carb. Por ser uma bebida fermentada, também pode ajudar com problemas de constipação.

Granola low carb

A receita pode ser preparada em casa. Pique castanhas e coloque num bowl junto com aveia e amaranto. Misture com óleo de coco, xilitol e canela e incorpore bem à mistura do bowl.

Coloque em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos (fique de olho para não queimar). Retire do forno e acrescente frutas secas (se quiser). Em seguida, transfira para outra travessa para não amolecer com o calor.

Pêssego

Outra fonte importante de antioxidantes e fibras, atua como anti-inflamatório e colabora com o sistema digestivo. Além disso, o pêssego controla o diabetes e a obesidade. 

Leia também: 7 benefícios do pêssego

Abacate

Versátil na hora do consumo, servindo tanto em receitas doces como salgadas, o abacate possui gordura insaturada, fundamental na prevenção contra doenças do coração. 

Leia também: Abacate: benefícios para a saúde e como incluir na dieta

Semente de abóbora

É rica em fibras, proteína e gordura – insaturada, na maior parte. Essa semente também concentra vitaminas (ácido fólico e niacina) e minerais (selênio, magnésio, potássio e, principalmente, zinco). A semente de abóbora também é fonte de vitamina E, um potente antioxidante que tem efeito antienvelhecimento e protege a pele e os cabelos.

Leia também: 5 erros da dieta que você comete no trabalho

Revisado por

Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283
Nutricionista e coach de emagrecimento, saúde e bem-estar. Foco profissional em emagrecimento, lowcarb e doenças crônicas não transmissíveis. Atua na empresa tech fit e atende em consultório, além de ministrar cursos e palestras na área. Possui cursos de atualização em Lowcarb, Fitoterapia, Avaliação Antropométrica e Nutrição Esportiva.