Kundalini Yoga: Conheça a prática e seus benefícios

A kundalini yoga é praticada com a intenção de despertar a kundalini. Isto é, a energia que está na nossa coluna vertebral e que percorre o caminho ascendente dos 7 chacras principais: da base – o chacra básico, até o chacra coronário, no topo da nossa cabeça.

É conhecida como a primeira forma de yoga e, segundo seus seguidores, ela é despertada pela prática de postura (asanas), exercícios respiratórios (pranayama), meditação e entoação de cantos vocálicos específicos (mantras).

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Todos esses instrumentos tem como objetivo fazer com que o fluxo ascendente dessa energia percorra por toda a coluna vertebral e reorganize os chacras. Além disso, também é conhecida como yoga de consciência, pois também tem como objetivo despertar no ser humano seu potencial espiritual e criativo.

Pratique um exercício de kundalini

Gyan Chakra Kriya é um exercício que combina movimentos e mantras para trazer prosperidades em abundância. Também remove bloqueios da autossabotagem e abre você para o seu próprio potencial humano final.

Assim, você pode começar a prática de Kundalini Yoga cantando o Adi Mantra “Ong Namo Guru Dev Namo” três vezes e terminar sua prática cantando a música “Long Time Sun” e “Sat Nam” uma a três vezes.

  • Postura: Sente- se de pernas cruzadas com a coluna reta. 
  • Mudra (posição da mão): Coloque a ponta do dedo indicador na ponta do polegar e deixe o restante dos dedos retos.
  • Movimento: Mova as mãos em grandes círculos sobre a cabeça, alternadamente. A mão direita vai se movendo em um círculo no sentido anti-horário. A mão esquerda se move em um círculo no sentido horário sobre a cabeça, os dois braços nunca vão abaixo do centro do coração (no peito). Cambaleie o movimento dos dois braços, mantenha as mãos circulando para cima e para trás e mova-se vigorosamente em ritmo com o mantra, uma revolução por segundo. Nos últimos 10 segundos, mova os braços o mais rápido possível.
  • Mantra: O mantra é “Sat Nam, Sat Nam, Wahe Guru, Wahe Guru.” Cante com voz alta, enquanto você move os braços 
  • Tempo: O recomendado é 11 minutos.
  • Para finalizar: Faça três inspirações e expirações com os braços esticados para cima e os dedos permanecendo no mudra (posição da mão). Inspire e estique os braços pra cima por 10 segundos cada vez, alongando a coluna. Em seguida, inspire. Expire. Inspire novamente. Expire. Inspire uma última vez. Desta vez, torcendo o corpo para a esquerda e direita 7 vezes (14 voltas no total), mantendo os braços retos acima da cabeça. Expire e relaxe.

Quais são os benefícios?

Essa é uma prática de Yoga que proporciona diversos benefícios, dentre deles:

  • Ajuda a manter os músculos fortes e tonificados em razão dos processos físicos pelos quais o praticante passa;
  • Atua no sentido de equilibrar e fortalecer o sistema nervoso, pois ajuda o praticante a superar os desafios do dia a dia;
  • Reduz a ansiedade, o estresse e os agravantes que causam eventualmente a depressão;
  • Ajuda a massagear todo o corpo, podendo reduzir dores indesejadas;
  • Revitaliza e massageia as glândulas endócrinas, ajudando o sistema endócrino;
  • Ajuda a desbloquear a capacidade criativa das pessoas, assim como o seu poder de realização;
  • Promove uma sensação de bem-estar, tranquilidade, paz e estabilidade emocional;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Com a prática regular é possível desenvolver a mente intuitiva;

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