Kiwi amarelo: Benefícios da fruta rica em vitamina C

O kiwi amarelo, também chamado de kiwi gold ou dourado, é uma fruta cítrica muito nutritiva, excelente fonte de vitamina C. Além de ser saboroso (é mais doce e mais macia que o kiwi verde) e ótimo para a saúde digestiva e intestinal devido à sua riqueza em fibras.

É um fruto da planta Actinidia chinensis, característico da Nova Zelândia, Itália e França.

Benefícios do kiwi amarelo

Melhora a qualidade do sono

A fruta é conhecida por promoverem a melhora da qualidade do sono e ajudar no combate da insônia, como demonstrado em um estudo realizado em Taiwan.

Em suma, o kiwi amarelo contém melatonina em sua composição. Assim, é uma fruta que não apenas previne a dificuldade de dormir, mas também promove uma maior sensação de bem-estar e pode inclusive aliviar estresse e ansiedade.

Imunidade fortalecida

Ainda, sua abundância em vitamina C ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir processos inflamatórios no corpo. Sendo assim, o consumo do kiwi pode evitar doenças como resfriados, a gripe e demais condições de fundo inflamatório.

Leia mais: Vitamina C pode proteger do coronavírus?

Protege a saúde dos rins

O kiwi é uma das frutas que ajuda no controle do ácido úrico. Basicamente, quando o ácido úrico se encontra em excesso no organismo humano, pode desencadear problemas de saúde como a formação de cálculos renais (pedras nos rins), causar AVCs, problemas no coração e mais. Por isso, mantê-lo sob controle é essencial e alimentos como o kiwi amarelo e demais frutas cítricas podem ajudar nesse sentido.

Controla o colesterol

Não só, também pode ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial, assim, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Kiwi amarelo controla o apetite

Podemos consumir esta fruta como um lanche ou mesmo como uma sobremesa, e isso nos ajudará a ficar satisfeitos por muito mais tempo. Isto é devido ao seu baixo índice glicêmico (IG). O IG é um sistema que ajuda nutricionistas a catalogar os alimentos de acordo com a velocidade com que o corpo absorve seu açúcar. Varia de 1 a 100 e se o alimento está abaixo de 55 é mais recomendado para consumo, e o kiwi é 38.

Como incluir o kiwi amarelo na dieta

  • No preparo de sucos e vitaminas
  • Salada de frutas
  • No café da manhã
  • Na ceia, antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo