Jurubeba: Conheça as propriedades da planta medicinal

A jurubeba é uma planta medicinal também conhecida como jubebe. Tem sabor amargo e pode ser usada na culinária, beneficiando a saúde de várias maneiras, tanto por sua riqueza em vitaminas quanto por seu poder antioxidante.

Como a jurubeba pode beneficiar a saúde

É antioxidante

Tem forte ação antioxidante pois possui grande quantidade de polifenóis em sua composição. Além disso, é rica em vitamina C (ácido ascórbico). Seu consumo ainda ajuda a prevenir inflamações, bem como alivia processos inflamatórios.

Leia também: Vitamina C pode proteger do coronavírus?

Combate a anemia

Auxilia no tratamento de anemia, por ser rica em ferro. Portanto, além das vitaminas e das fibras que a compõem, ela também é rica em minerais importantes para a saúde.

Ajuda na digestão

Os ativos amargos presentes na composição da jurureba ajudam na produção de secreções gástricas e biliares o que, como consequência, facilita o processo de digestão. Além disso, pode promover os seguintes benefícios

  • Protege o trato gástrico;
  • Ajuda na eliminação de gases;
  • Alivia a acidez estomacal;
  • Reduz o inchaço abdominal.

Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?

Protege a saúde do coração

Ao ajudar a controlar a pressão arterial, consumir a planta pode beneficiar muito a saúde cardiovascular, uma vez que previne a pressão elevada, a qual pode acarretar em graves problemas. Ainda, a jurureba promove ação cardiotônica, ou seja, ajuda na tonificação e no fortalecimento muscular do coração.

Contraindicações da jurubeba

Deve ser evitada durante a gestação, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado, pois pode causar intoxicação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo