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Jiló: Os benefícios do alimento rico em ferro

O jiló divide opiniões: há quem ame e há quem não goste nem um pouco. Ainda assim, o fruto (sim, é um fruto) é rico em boas propriedades e pode beneficiar muito a saúde de quem o consome. 

Semelhante à berinjela e ao pimentão, o fruto do jiloeiro é fonte de vitaminas, especialmente a C, e sais minerais essenciais para a saúde do organismo. Originário do continente africano, hoje é cultivado em larga escala no Brasil. Apesar de ser considerado um fruto, seu sabor não é doce. Na verdade, é levemente amargo.

É principalmente composto por carboidratos, por isso, é uma boa fonte de energia, ainda que seu índice glicêmico não seja dos mais altos. Ainda, tem um teor de proteína razoável em sua composição.

Benefícios do jiló

Combate a anemia

O fruto esverdeado é uma excelente fonte de sais minerais, inclusive de ferro. Por ser rico nesse mineral tão importante, o jiló é um forte combatente da anemia, além de fazer muito bem para a saúde do coração. 

Melhora a saúde dos dentes 

Além de ser abundante em cálcio, mineral que fortalece não somente os dentes, mas os ossos, cabelos, unhas e músculos. O jiló ainda combate o mau hálito. Esse fruto garante a beleza e a sensação de refrescância da arcada dentária, uma vez que estimula a salivação e possui ação antibacteriana. 

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Ajuda no emagrecimento

Pouco calórico e fonte de fibras, é excelente componente de uma dieta para emagrecimento. Seu índice glicêmico é baixo, assim, previne que ocorram picos de glicemia no sangue e garante maior saciedade e energia prolongada para o organismo. Dessa forma, além de evitar que comamos em excesso desnecessariamente, ele previne a constipação e a sensação de inchaço. Aproximadamente, cerca de 100 g desse alimento possui apenas 27 calorias.

Fortalece a saúde do coração 

Além de seus outros benefícios, o superalimento também beneficia a saúde do coração, de forma que ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL), a controlar a diabete e previne problemas cardíacos. 

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Como consumir o jiló

Apesar de seu sabor amargo, deixá-lo de molho em água com sal faz com seu gosto seja aliviado. Além disso, ele pode ser preparado grelhado, assado, refogado e incluído em muitas receitas

Cuidados no consumo

Apesar de seus benefícios, ele não deve ser consumido em excesso, pois pode acarretar no excesso de ferro no corpo, o que dificulta a absorção desse mineral no organismo. Também pode causar desconfortos gástricos e intestinais. 

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo