Jejum intermitente e os benefícios para o intestino

O poder do jejum intermitente (comece seu Jejum Intermitente com o Tecnonutri) e os benefícios das boas bactérias do intestino são dois dos maiores avanços da pesquisa em saúde nos últimos anos. Estudos já provaram que vale a pena jejuar pela saúde intestinal. Pois, combinar essas duas tendências da saúde pode realmente ajudar a tornar o organismo mais saudável e ainda mais eficiente.

O fato é que o pode sim ajudar a proteger o microbioma intestinal. E, por sua vez, essas bactérias podem ajudar a proteger o corpo enquanto você está em jejum. A informação vem de um estudo comandado pelo Instituto Biológico Salk, nos Estados Unidos.  

emagreça com jejum intermitente

Os cientistas já sabem há algum tempo que o jejum intermitente tem como benefício melhorar o sistema imunológico, protegendo-o de doenças e o ajudando a se recuperar mais rapidamente. Mas, essa nova análise mostra que o jejum aciona uma chave genética que ativa uma resposta anti-inflamatória no intestino. Então, ele é capaz de proteger não só o corpo, mas também e as bactérias intestinais saudáveis.

Leia também: Você sabe qual chá tomar no jejum intermitente?

Mais pesquisas são necessárias antes que uma ligação definitiva seja comprovada. No entanto, outros estudos mostraram que, além de beneficiar o microbioma intestinal e proteger no sistema imunológico, o jejum também pode melhorar o humor. Além disso, é capaz de aumentar a sensibilidade à insulina, auxiliar na construção muscular, aumentar o metabolismo e ajudar a perder gordura.

Porém, se você está pensando em jejum para a saúde do intestino e tem algum histórico de distúrbios alimentares, deve se concentrar em melhorar sua saúde intestinal de outras maneiras. O mesmo vale para quem está lidando com doenças relacionadas ao açúcar no sangue, como o diabetes tipo 1.

Leia também: Jejum intermitente ajuda a retardar o envelhecimento

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.