Jejum intermitente em dias alternados: O que é e como fazer

O jejum intermitente é tendência de perda de peso que simplesmente não desaparece. Agora, parece haver outra maneira de jejuar, o chamado jejum intermitente em dias alternados – que vem ganhando os holofotes. E, embora o nome definitivamente sugira longos períodos de tempo sem comer, não está totalmente claro o que é a metodologia. 

O que é o jejum intermitente em dias alternados

O jejum intermitente em dias alternados é, basicamente, uma prática na qual se alterna entre períodos regulares de comer e jejuar. Dependendo do programa escolhido, é possível jejuar por algumas horas, um dia inteiro ou mais.

Porém, o jejum intermitente em dias alternados é considerado a maneira mais extrema de seguir o protocolo. Geralmente, ele é definido como períodos rigorosos de 36 horas sem ingestão calórica, seguidos por intervalos de 12 horas de janela alimentar. 

Assim, isso se resume a não comer nada por 36 horas (um dia e meio) e depois comer o que você quiser pelas 12 horas restantes no ciclo de 48 horas. 

Benefícios

De acordo com estudo clínico realizado pela revista especializada Cell, dos Estados Unidos, o jejum intermitente em dias alternados pode reduzir a ingestão calórica em até 37%. Isso significa que a quantidade de calorias consumidas pelos participantes da pesquisa diminuiu, provavelmente porque passavam os dias em jejum.Por isso, o jejum pode ajudar a perder peso em uma circunstância muito específica. 

Quanto a outros benefícios à saúde, o estudo também mostrou que aqueles que seguiram o plano por seis meses tinham níveis mais baixos de colesterol LDL (geralmente chamado de colesterol “ruim”) e triglicerídeos (um tipo de gordura que pode aumentar o risco de doença cardíaca) em comparação com aqueles que comem normalmente.

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Jejum intermitente em dias alternados é seguro?

De acordo com o estudo, pessoas saudáveis ​​devem experimentar o método apenas com orientação médica. Pois, ficar um período tão longo sem comer pode levar a uma perda de nutrientes importantes que o corpo precisa – mesmo para indivíduos saudáveis. Também, jejuar pode resultar em uma total falta de energia. 

Da mesma forma, a desidratação é uma preocupação, já que obtemos uma boa quantidade da ingestão diária de água dos alimentos. 

Por fim, o jejum intermitente em dias alternados provavelmente não é uma solução a longo prazo para perda de peso. Com isso, existem outras maneiras mais saudáveis e definitivas ​​de emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) , como uma dieta equilibrada, cheia de alimentos integrais,  e a prática de exercícios físicos. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.