Jejum de 7 dias da Mayra Cardi é saudável?

Mayra Cardi despertou o olhar das críticas ao declarar que é adepta da prática de jejum de 7 dias. Em seu perfil no Instagram, a influencer divulgou que para encerrar o período sem comida, comerá somente frutas, legumes e verduras cruas. Além disso, contou que planeja outros dois jejuns, um de 12 e outro de 40 dias de duração.

Apesar dos comentários negativos que recebeu, a coach negou seguir a metodologia para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . “Fiz jejum de 7 dias com supervisão e com a finalidade de saúde, alma, oração e estudos. Quem quiser saber mais, tem uma live com o profissional do meu IGTV”, começou ela, que explicou que não aderiu para perder peso. 

“Não fiz para emagrecer porque sou contra jejum para emagrecer. Tenho 2 programas de emagrecimento e nenhum usa jejum. Sem mais!”, explicou a ex-BBB.

Apesar de afirmar que a meta não era perder peso, Mayra ficou contente ao mostrar a barriga extremamente seca, sem gorduras. “Olha, gente. Olha a pele, olha a cinturinha. Não tem nada”, contou, orgulhosa.

mayra cardi jejum de 7 dias

Jejum intermitente x jejum de 7 dias

Jejum intermitente

Apesar de não ser uma ideia recente, jejuar por um período determinado é uma das apostas que estão em alta para quem quer – prática conhecida como jejum intermitente.

Mesmo sendo chamado de dieta, esse estilo de jejum é, na verdade, uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e saúde geral.

Os métodos de jejum intermitente mais seguidos: 

  • 16/8: é composto por 2 refeições diárias com um intervalo de 8 horas (por exemplo, uma refeição às 12 h e a outra às 20h, totalizando 16 horas em jejum;
  • Jejum completo: jejum durante 24 horas, uma ou duas vezes por semana;
  • Método 5:2: dois dias não consecutivos da semana, os indivíduos só consomem 500-600 calorias e nos outros 5 dias, alimentação normal.

Os pilares do jejum intermitente

Independente do método seguido, todo jejum intermitente é composto por três pilares que sustentam a eficácia do programa alimentar. São eles:

  • Janelas de alimentação: o período em que você não está em jejum;
  • Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum: água, café e chás sem açúcar ou adoçante;
  • Evitar itens que não são exatamente alimentos, mas que contenham calorias, como o whey protein.

Jejum de 7 dias: Riscos e porque não é indicado

Se for por curtos períodos, o jejum pode ajudar a reiniciar o metabolismo, mas é preciso ter cuidado. Assim, a prática do jejum, seja intermitente ou jejum de 7 dias, precisa ser feita com acompanhamento especializado para que não tenha efeitos negativos na saúde. Ela existe, por exemplo, em algumas religiões. Nesses casos, também é feita geralmente com orientação. Pois, quanto maior o tempo sem comida, maiores as chances de efeitos colaterais. Especialmente para pessoas com doenças prévias, como diabetes.

“Embora o jejum seja uma estratégia largamente estudada e conhecida, não recomendamos um jejum tão longo sem o acompanhamento adequado. Pois, precisamos avaliar a saúde da pessoa, como estava sua alimentação recente e se tem algum transtorno ou não”, explica a nutricionista Vanessa Losano.

“Assim, são vários fatores que devem ser levados em consideração. Mas, se feito por conta própria e sem cuidados, pode trazer algum problema de saúde. Sem contar que o objetivo da pessoa também deve ser avaliado. Se for emagrecimento, existem outros protocolos que podem ser utilizados”, finaliza. 

Além disso, uma pessoa que passa longos períodos sem se alimentar pode até desenvolver alguma compulsão e perder massa magra em vez de gordura. 

Benefícios do jejum intermitente feito com orientação

Estudos preliminares, como o apontado pelo Jornal Britânico de Diabetes e Doença Vascular (em inglês), mostram que o jejum intermitente pode auxiliar na saúde do coração, prevenindo infartos. Pois, isso ocorreria porque o corpo em jejum poderia utilizar o ácido beta-hidroxibutírico como fonte de energia, fazendo o coração trabalhar menos e, assim, aliviando o estresse e reduzindo as chances de desenvolver algum problema cardíaco no futuro. Conheça mais vantagens:

  • Redução dos níveis de insulina e glicemia;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Maior concentração do hormônio do crescimento (GH);
  • Efeito cardioprotetor (redução do colesterol total, LDL-colesterol, triglicerídeos, controle da pressão arterial);
  • Redução do risco de Obesidade, Diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson);
  • Redução da inflamação;
  • Aumento da expectativa de vida.
  • Diminui o nível de gordura no sangue e fígado.

Leia mais: Método Mayra Cardi: O programa de emagrecimento dos famosos

Jejum intermitente 7 em 6 do app Tecnonutri

Quer aprender a praticar a famosa técnica do jejum intermitente e emagrecer até 7 kg em apenas 6 semanas? Com o aplicativo Tecnonutri é possível. 

Com o app, orientado por nutricionistas, você vai descobrir como alterar os horários das suas refeições pode ligar seu interruptor metabólico e ativar a queima. 

Para isso, você terá um programa de 6 semanas dividido em fases iniciante e avançado.

Semana 1

Acesse seu primeiro guia! Ele contém cardápios com alimentos estratégicos para aumentar a saciedade e incentivar a queima das suas reservas de gordura, além de sugestão para iniciar o jejum intermitente aproveitando suas horas de sono. Siga e elimine até 1 kg em 1 semana. 

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

Semana 2

Dessa vez, você ainda aproveitará suas horas de sono, mas estenderá um pouco mais os períodos sem refeições. Lembre-se de seguir as dicas para se hidratar com as opções de bebidas sugeridas.

Semana 3

Aqui você aumentará seus períodos em jejum e intercalará com intervalos inteligentes na semana. Finalize até 3 kg mais leve e livre de retenção de líquidos.

Semana 4 

Nível avançado! Aumente os dias de jejum intermitente e faça as suas refeições conforme novos cardápios indicados. Seu nível de insulina será mais baixo, o que facilitará a redução de medidas. Os guias auxiliarão você a seguir cada fase com muita informação e foco.  

Semana 5

Você já terá eliminado cerca de 5 kg e, com a sensação de saciedade aumentada, terá muito mais facilidade em manter seu jejum. Sinta a melhora na sua saúde, disposição e autoestima.

Semana 6

Última semana! Mantenha jejuns mais longos e elimine até 7 kg ao final do desafio. A sensação será dever cumprido e felicidade por ver seus resultados no espelho e nas roupas.
Resultado: Emagreça até 7 kg em 6 semanas.

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