Japecanga: Para que serve a planta medicinal brasileira

A japecanga é uma planta brasileira também chamada de inhapicanga, japecanga-verdadeira, japicanga e demais nomes. Ela é facilmente encontrada na Mata Atlântica e seu nome é derivado do tupi e significa “fruto do cipó de casca seca”. Ela é parte da medicina popular indígena.

Ainda, é principalmente encontrada em lugares úmidos, como nas margens de rios e lagoas. Possui pequenas flores e frutos, os quais contêm sementes de cor vermelha.

Leia também: Abajerú: Conheça a planta medicinal e seus benefícios

Benefícios da japecanga

Fortalece a imunidade

Naturalmente anti-inflamatória, a japecanga ajuda a fortalecer a imunidade, assim tornando o corpo mais protegido contra inflamações e infecções diversas.

Previne o estresse oxidativo

Não só, seu potencial anti-inflamatório também previne o estresse oxidativo, causado pelos radicais livres. O estresse oxidativo é um processo inflamatório que leva ao envelhecimento precoce da pele e pode causar doenças graves como certos tipos de câncer e Alzheimer.

Leia mais: Linhaça com cravo: Conheça os benefícios da combinação

Efeito detox

Ainda, a planta, quando preparada na forma de chá (infusão), promove efeito depurativo, ou seja, efeito detox. Basicamente, a bebida trabalha para limpar o organismo, ajudando na retirada de impurezas que possivelmente podem prejudicar o corpo e sua saúde. Sendo assim, também consequentemente beneficia os rins e o fígado.

Leia também: Chá de carobinha: Propriedades, benefícios e como preparar

Articulações saudáveis

O chá também pode ser aliado no tratamento de reumatismo (grupo de doenças que afeta articulações, músculos e esqueleto) e gota (uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações).

Como preparar o chá de japecanga

  • A parte utilizada é sua raiz (quando seca)
  • Primeiramente, triture a raiz em um liquidificador
  • Em seguida, quando tiver tornado-se pó, o chá poderá ser preparado
  • Ferva 1 litro de água e adicione o pó
  • Leve ao fogo por 10 minutos
  • Sirva quando morno

Contraindicações da japecanga

O uso da japecanga não é indicado sem que haja prescrição e acompanhamento médico. Seu uso não deve ser prolongado e não é recomendado para gestantes, lactantes ou idosos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo