Como introvertidos podem se manter saudáveis mentalmente no isolamento

Pessoas introvertidas costumam ser mais produtivas quando têm mais espaço e individualidade. E, por estarmos em um momento de isolamento social abrigados em casa, há de se pensar que que tem esse traço de personalidade pode prosperar. Mas, o convívio diário com toda a família pode ser difícil para os introvertidos.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Os introvertidos costumam ser reservados e reflexivos. Assim, precisam de experiências calmas e moderadas para restaurar a energia e equilíbrio. Quem tem esse perfil pode estar se perguntando como se manter saudável mentalmente confinado em uma casa com a família toda. Mas, a boa notícia é que algumas atividades individuais podem ajudar. Confira.

Acorde cedo

Ter uma rotina matinal é essencial, um momento apenas para você. Por isso, seja o primeiro a acordar para apreciar esse tempo sozinho. Tome uma xícara de café, chá ou faça um suco de manhã. Você pode optar por praticar yoga ou meditação por 20 minutos. Acordar cedo permite que seu dia comece da melhor forma, tranquilamente. 

Tenha um espaço seu

Para alguns isso pode soar um pouco bobo, mas é importante ter um espaço silencioso para se refugiar. Este pode ser um escritório ou qualquer lugar na casa que faça os membros da família entender que você está trabalhando ou que precisa de um tempo sozinho.

Ao se sentir sobrecarregado, vá para o seu espaço, mesmo que seja para uma pausa de 20 minutos. Contudo, para que isso funcione, é necessário comunicar os familiares de suas necessidades. Eles precisam entender que, quando você está nesse espaço é porque está temporariamente exausto.

Cozinhe

Para muitos, cozinhar pode ser um hobby incrível, além de terapêutico. Você pode relaxar na cozinha enquanto prepara o jantar, já que estará em um momento de solidão e os outros membros da família estão ocupados.

De acordo com um estudo publicado numa revista especializada descobriu que encontrar benefícios para cozinhar, além da nutrição, pode ser útil para aumentar a motivação e a frequência de cozinhar.

Tome um banho quente

Um estudo feito em 2019 concluiu que tomar banho quente melhora a qualidade e eficiência do sono. Além disso, também é uma excelente opção para passar o tempo em um ambiente calmo e relaxante.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo