Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais

Intestino preguiçoso. É assim que costumamos definir o problema mais comum do aparelho digestivo, a constipação ou prisão de ventre. 

O saudável é conseguir evacuar todos os dias. Porém, quando você vai ao banheiro apenas 2 ou 3 vezes por semana, então pode sofrer de intestino preso. O problema é ainda mais grave quando ocorre dor ou sangramento. 

Você pode buscar a ajuda da alimentação para melhorar o trânsito intestinal. Podemos chamar esses alimentos de laxantes naturais. “Suas principais características são o alto teor de água e fibras. Preferencialmente, o que buscamos são as fibras insolúveis, encontradas em alimentos integrais e cereais”, informa a nutricionista Aline Santos. 

Eles realmente podem contribuir para o trato intestinal, porém, devem ser consumidos diariamente. “E você precisa tomar muita água ao longo do dia também, para não correr o risco de causar o efeito contrário e ressecar as fezes ainda mais.”

Segundo a nutricionista, alimentos laxantes naturais como mamão, ameixa e abóbora podem ser consumidos pela maioria das pessoas, sem restrições. 

Já alguns cereais devem ser evitados por portadores de doença celíaca por exemplo, devido ao glúten.

“Os diabéticos têm que tomar cuidado com a quantidade que vão consumir, especialmente no caso das frutas mais adocicadas. O ideal é sempre procurar um profissional de nutrição para verificar caso a caso.”

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Dicas para ajudar o intestino 

Além dos laxantes naturais, Aline recomenda a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia e o consumo de, no mínimo, três tipos de frutas diferentes.

“A maioria das pessoas com ‘intestino preguiçoso’ tem apetite muito maior por doces e massas brancas (macarrão, pão francês, pão de queijo, pizzas), que prendem ainda mais. O ideal é reduzir esses alimentos e aumentar o consumo de frutas e verduras, principalmente os vegetais crus, como alface, tomate e agrião”, explica. 

Praticar exercícios físicos também é importante, porque ajuda no movimento intestinal. 

Outro fator relevante é obedecer ao ritmo do seu corpo. “Muita gente sente o estímulo para evacuar, mas segura por estar longe de casa ou na rua, por exemplo. Mas isso não colabora com a saúde intestinal.”

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10 laxantes naturais 

Montamos uma lista com alimentos que podem te ajudar na batalha contra a preguiça do intestino. Confira.

Mamão 

Fonte de fibras e água, ajuda na digestão e também no fluxo intestinal. Ainda fortalece o sistema imunológico e ajuda na saúde e no viço da pele.

Ameixa

Muito conhecida por seu poder laxante, a ameixa pode ser consumida na versão fresca ou seca. É rica em vitaminas do complexo B, importantes na prevenção de queda de cabelo e para fortalecer as unhas.

Alface

Outra opção cheia de fibras, que ainda garantem maior sensação de saciedade. Possui ferro, que previne a anemia, e vitamina C, importante para o sistema imunológico. Apresenta ainda lactucina, um calmante natural.

Berinjela

Esse legume contém diferentes vitaminas e minerais, entre eles cálcio, fósforo e ferro. Muito usada no controle do colesterol, diabetes e até na prevenção do câncer.

Castanhas

O selênio é o principal nutriente das castanhas. Funciona como laxante natural, mas também promove longevidade e redução das taxas do colesterol ruim.

Aveia

Apresenta ácido fólico, indispensável para a saúde, principalmente para gestantes. Proporciona saciedade e atua no aumento da microbiota intestinal, os chamados probióticos. Por isso é ótima para estimular o intestino.

Milho

O milho é fonte de antioxidantes, que protegem contra doenças degenerativas, fornece bastante energia, equilibra taxas do colesterol e regula o intestino.

Chia

Inclua sementes de chia na sua alimentação para movimentar o trânsito do intestino. São ótimas também para aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para o processo de emagrecimento.

Laranja

Boa fonte de fibras e vitamina C, aumenta a imunidade e contribui também para a saúde do aparelho digestivo. 

Beterraba

Apresenta enzimas que aceleram o processo final da digestão, diretamente na saída do bolo fecal. Ajuda ainda pessoas com anemia pela grande quantidade de ferro. 

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