Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor

Existem poucas sensações frustrantes como a de virar de um lado para o outro e não conseguir dormir. A insônia é um problema antigo, mas que ganhou espaço na cama das pessoas por causa de diversos fatores – inclusive, a vida que levamos é a maior responsável pela falta de sono. 

Segundo a Associação Brasileira do Sono, um a cada três brasileiros sofrem com a insônia. O distúrbio tem como sintomas a incapacidade de adormecer e de ter um período de sono ininterrupto, podendo acordar várias vezes durante a noite (e novamente demorar para cair no sono). 

comer bem e cuidar da mente

Mas, a boa notícia é que você pode incluir pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença no combate à insônia. Veja dicas para acabar com sua insônia e dormir melhor:

Fique longe do celular antes de dormir

A luz azul emitida pela tela do aparelho, assim como o de televisores, é capaz de nos deixar alertas e, portanto, menos relaxados para cair no sono. Inclusive, reduzir o tempo que se passar em frente ao celular durante o dia faz a diferença. A razão é que ficamos muito ansiosos com a quantidade de estímulos de redes sociais, portais de notícias e aplicativos. A saúde mental agradece, e seu sono também.

Deite-se no mesmo horário para dormir

 Criar uma rotina ajuda a fixar o hábito – o cérebro “avisa” o corpo que é hora de desacelerar. 

Evite dormir demais ao longo do dia

Uma sonequinha durante o dia, sobretudo depois do almoço, pode ser revigorante para retomar as atividades que restam. Mas prolongar o cochilo pode alterar o relógio biológico e roubar seu sono na hora que ele precisa estar presente. 

Corte cafeína do cardápio noturno

Bebidas estimulantes como café, chá verde, chá preto e energéticos são vilões do sono. Deixe-os para momentos do dia em que você precisa de mais concentração. 

Exercite-se

Seja pela manhã ou à noite, a atividade física ajuda a regular a liberação de hormônios, principalmente os de bem-estar e relaxamento. Se for da turma que treina à noite, priorize aulas mais tranquilas. Pois, do contrário pode lhe deixar mais alerta. Ou, então, faça exercícios pelo menos 6 horas antes do horário que costuma dormir. 

Alimente-se de forma leve

Comidas gordurosas, por exemplo, são mais difíceis de digerir e precisam de muita energia para tal. 

Tome um banho quente

A temperatura da água influencia o estado de relaxamento e prepara o corpo para repousar. 

Evite ficar em ambientes muito iluminados

Pela mesma razão do smartphone – a luz atrapalha a produção de melatonina e nos deixa ainda mais alertas.

Faça atividades relaxantes

Dedicar-se a atividades prazerosas e tranquilas são bem-vindas para uma noite de sono de qualidade. 

Organize seu quarto

Deixar a cama bagunçada, as roupas jogadas no chão e a estante desarrumada pode atrapalhar seu sono. Não tem como negar: quando você chega em casa e está tudo no lugar, não dá uma sensação de aconchego e tranquilidade? Então! Reserve alguns segundos da sua manhã para esticar o cobertor e, antes de dormir, guarde as calças e blusas no armário. Outra dica é investir em cores claras na decoração.

Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.