Insegurança emocional: O que é e como driblá-la

A insegurança emocional surge em situações na qual o indivíduo tem dúvidas sobre as próprias capacidades, sentimentos e modo de agir. Todos nós nos sentimos inseguros em algum momento da vida. No entanto, muitas vezes esse sentimento se manifesta constantemente, seja nos relacionamentos afetivos, no ambiente de trabalho ou nas demais relações, trazendo inúmeras complicações.

Desse modo, pessoas inseguras tendem a desistir facilmente, pois acreditam que não são aptos o suficiente para desenvolver habilidades e atingir os objetivos desejados. 

As causas de um comportamento inseguro pode estar relacionado a propensões genéticas, ambiente familiar e experiências de vida. 

Assim, a segurança emocional é construída desde o nascimento e em todo o processo de desenvolvimento da pessoa. Portanto, experiências traumáticas, especialmente durante a infância, podem resultar em insegurança emocional.

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Como driblar a insegurança emocional

Ao desenvolver controle emocional, é possível lidar com diversas situações que você acredita não ser capaz. A partir disso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo:

Identifique sua insegurança emocional

Em primeiro lugar, faça uma lista com as situações que trazem insegurança e como você lida com isso. É importante ser sincero e reconhecer a insegurança emocional que possui.

Reveja suas crenças

Identifique quantos sonhos você deixou de realizar por insegurança e medo. Além disso, perceba quais foram os pensamentos que o limitaram. Em seguida, pense em cada momento de conquista e que você realmente foi capaz. Com isso, será possível desconstruir as crenças que limitam sua vida, substituindo-as por crenças positivas e realizadoras.

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Busque autoconhecimento

O primeiro passo para obter a segurança emocional é trabalhar o autoconhecimento. Ou seja, o processo envolve o indivíduo como um todo, no qual é possível compreender suas emoções, sua cognição, seus pensamentos e comportamentos.

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Valorize cada conquista

Cada pequeno passo que você der para atingir seus objetivos deve ser valorizado. Fique feliz com suas conquistas e busque traçar metas cada dia mais. 

Procure ajuda profissional

Os momentos de insegurança emocional geram emoções como o medo e a rejeição, o que pode avançar para sentimentos de dor e angústia. Por esse motivo, é essencial buscar ajuda de um profissional de saúde mental, para entender quais são seus conflitos e como lidar com cada um.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo