Ingredientes essenciais para uma dieta vegana

Há ingredientes que não podem faltar em uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) vegana. Esse estilo alimentar vem ganhando mais espaço, tanto nas prateleiras dos mercados quanto nas casas das pessoas. Por isso, é importante saber o que não pode faltar na sua alimentação na hora de aderir à metodologia.

Quem segue uma dieta vegana, o vegano, além de não comer nenhum tipo de carne e não ingerir ovosleite e seus derivados, também evita mel ou ingredientes como o corante carmim (ou cochonilha), que é obtido a partir de insetos.

Também opta por não usar objetos, acessórios e peças de roupa feitas de couro, lã ou seda, cosméticos e maquiagens com insumos animais, assim como produtos de limpeza e velas feitas de cera de abelha.

Ingredientes essenciais para uma dieta vegana

Feijões e lentilha 

Há muitas variedades de feijão, todas muito ricas em propriedades essenciais para a saúde do organismo. No Brasil, o feijão carioca é o mais popular, consumido por cerca de 85% da população. Entretanto, há outros tipos desse grão que são tão nutritivos quanto. Por exemplo, feijão preto, feijão branco, bem como o fradinho, de corda, jalo e o manteiga. 

Ainda, a lentilha (outro tipo de grão) é também é uma excelente fonte de proteína, minerais e vitaminas. Esses são dois tipos de grãos que podem faltar na dieta vegana. 

Tofu

É comum pensar que sem produtos de origem animal, torna-se impossível adquirir proteína por meio da alimentação. Porém, uma excelente fonte de proteína vegetal e ingrediente essencial da dieta vegana, é o tofu. Feito a partir da fermentação de grãos da soja, o tofu é usada na culinária asiática há séculos e sua popularidade aumenta a cada ano. 

Leia mais: Tofu é saudável?

Oleaginosas e sementes

Algumas das melhores fontes de gordura boa, especialmente o ômega-3, são as oleaginosas e sementes. Sendo assim, são todas ingredientes essenciais de uma dieta vegana balanceada. Além disso, provêm também uma quantidade considerável de proteína vegetal. 

Grãos integrais

Ainda, os grãos integrais como a quinoa são ingredientes essenciais dessa dieta. Portanto, provêm não apenas proteína, mas são excelente fontes de fibras e vitaminas. Desse modo, devem fazer parte de qualquer dieta verdadeiramente balanceada e nutritiva. 

Leite vegetal

O leite vegetal não é absolutamente essencial para essa dieta, mas certamente é um bom complemento. Hoje, há uma infinidade de versões do leite vegetal, uma alternativa vegana ao leite animal. As opções variam entre o leite de amêndoa, o leite de coco e diversos outros. Ainda, podem ser feitos em casa, o que barateia seu custo e torna-o um produto acessível para todos que desejem seguir a dieta vegana. Ainda, pode ser feito em casa, o que barateia seu custo e o torna um produto acessível.

Leia também: Manteigas veganas são saudáveis?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo