O que causa o inchaço no calor? Saiba como evitar

É difícil não perceber que durante o verão, tempo de maior calor, nossos corpos têm maior tendência ao inchaço. Porém, qual é a razão por trás disso? Qual é o motivo de incharmos mais no calor?

Dias de sol são lindos, mas geralmente vêm acompanhados de uma sensação que pode ser um tanto incômoda. Felizmente, ela pode ser evitada.

Calor e inchaço: Qual a relação?

A relação entre o excesso de calor e o inchaço é simples: o aumento da temperatura prejudica a circulação sanguínea e, por isso, faz com que as veias se dilatem, esse efeito é chamado de edema periférico. Edema, na Medicina, é sinônimo de inchaço.

Dessa forma, o corpo tenta regular sua temperatura e, como consequência, o corpo acaba por se inchar. Por isso, é essencial manter o corpo especialmente hidratado durante as altas temperaturas, pois o inchaço prolongado pode ter efeitos negativos sobre a saúde, inclusive podendo levar à insuficiência cardíaca (doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria).

Leia mais: Alimentação saudável no verão: Dicas essenciais

Como prevenir o inchaço em dias de calor

Mantenha seu corpo hidratado

Beber bastante água em dias de calor é essencial para prevenir o inchaço excessivo das veias. Outras formas de manter seu corpo hidratado é apostando em sucos naturais, smoothies e vitaminas, chás, suchá e na água de coco.

Inclua frutas na alimentação

Frutas são sempre uma boa ideia. Especialmente as ricas em água, como melancia (92% dela é composto por água), abacaxi e morango. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, além de serem excelentes fontes de vitaminas, fibras e antioxidantes.

Leia também: Vesícula biliar: Melhores alimentos para a saúde

Evite alimentos ricos em sódio

Alimentos ricos em sódio provocam a retenção de líquido, justamente o que deve ser evitado em dias de calor. Basicamente, ao reter líquido, o corpo incha e isso pode ser potencializado pela altas temperaturas. Em contrapartida, alimentos ricos em potássio são recomendados para evitar o inchaço.

Leia mais: Artérias obstruídas: Melhores alimentos para prevenir e tratar

Diminua o consumo de lactose

Não só, além do sódio, a lactose também deve ser evitada em dias mais quentes.

Movimente seu corpo

A prática de exercícios físicos é recomendada para prevenir o inchaço, pois inibe a retenção hídrica.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo