A importância de manter uma rotina durante a quarentena

Ter uma rotina estabelecida pode ser visto como algo negativo por algumas pessoas que não gostam de um cronograma previsível. No entanto, em períodos de estresse como o isolamento social que estamos vivendo, é importante desenvolver práticas e hábitos diários para seguir.

Durante a quarentena por conta do COVID-19, a rotina foi alterada. Muitos adotaram o home office, estudo remoto ou enfrentam o desemprego. Assim, quando as pessoas não têm um cronograma como de costume, o estresse e ansiedade podem aumentar, além de sentimentos como a falta de concentração.

Benefícios de seguir uma rotina

A rotina pode desempenhar um grande papel na saúde mental, ajudando a gerenciar melhor a ansiedade nesse período de incertezas. Além disso, pode ajudá-lo a:

  • Ter níveis de estresse mais baixos;
  • Formar bons hábitos diários;
  • Cuidar melhor de sua saúde;
  • Sentir-se mais produtivo e focado.

Como manter uma rotina – mesmo em isolamento

Concentre-se nas coisas que você pode controlar

Foque nas coisas que estão ao seu alcance para controlar. Você pode começar a criar uma nova rotina definindo horários para acordar e ir dormir, além dos horários de refeições, trabalho e tarefas.

Dependendo do dia da semana, sua programação pode mudar. Mas, o importante é manter os horários para acordar, comer, trabalhar, realizar tarefas e dormir. Assim, você se sentirá mais organizado e produto com uma rotina regular, o que o ajudará a se sentir mais proativo e menos estressado.

Leia mais em: Como criar uma rotina de autocuidado que realmente funciona

Siga uma rotina que apoie sua saúde

Existem algumas coisas que podem ser adicionadas à rotina diária, que ajudarão a gerenciar os níveis de estresse: 

  • Manter-se ativo e fazer exercícios físicos regulares
  • Comer refeições saudáveis ​​regularmente
  • Estabelecer metas realistas
  • Tentar permanecer positivo
  • Preparar-se para desafios, mas não ruminando sobre coisas que não pode controlar
  • Manter contato com amigos e familiares
  • Separar um tempo para as atividades que você gosta

Encontre o que funciona para você

Considere qual abordagem é mais adequada para suas emoções e o que você precisa fazer. Escolha se o melhor é ter uma programação diária estruturada ou apenas uma lista de tarefas gerais. Portanto, se for algo muito importante que precisa ser realizado em um dia específico, planeje um horário para cuidar dessas tarefas de alta prioridade.

Também é uma ótima opção agendar coisas que você não esteja motivado a fazer. Pois, saber que você precisa executar tarefas em um determinado horário te ajudará a ficar no caminho certo e a superar a procrastinação.

Leia também: Como se sentir menos cansado durante o home office

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo