fbpx

Idade metabólica: O que é e o que diz sobre a saúde

Idade metabólica é um termo muito usado no mundo fitness. É um número que resulta na comparação da sua taxa metabólica basal com a taxa metabólica basal média de outros indivíduos da mesma idade cronológica.

Todos os dias, o corpo humano gasta uma quantidade significativa de energia, ou seja, calorias – para respirar, garantir a circulação sanguínea, controlar a temperatura corporal, criar novas células, a contração dos músculo, entre outras funções. 

Sendo assim, a taxa metabólica basal é o número mínimo de calorias necessárias para que seu corpo funcione em repouso. Mesmo que você esteja deitado no sofá sem mexer um dedo, seu corpo está queimando calorias através da respiração, digestão.

Se sua idade metabólica é igual ou menor que a sua idade cronológica, isso é um bom sinal. Entretanto, se estiver alta, o recomendado é você adquirir uma alimentação saudável, e uma rotina de exercícios.

Como é calculada

Calcular a idade metabólica pode ser complexo. No entanto, um estudo publicado na PubMed Central, foi calculado após jejum e fatoração em: 

  • Composição do corpo
  • Circunferência da cintura
  • Pressão sanguínea em repouso

Os pesquisadores usaram um software especial e uma análise de dieta de cinco dias. O cálculo foi subtrair a idade cronológica da idade metabólica.

Para obter resultado, você precisa de dados de outras pessoas da sua idade. Se você estiver interessado em determinar sua idade metabólica, converse com seu médico ou algum especialista em condicionamento físico.

Como você pode melhorar sua idade metabólica

A melhor maneira de ter uma rotina saudável é com uma combinação de hábitos alimentares e uma rotina de exercícios. Portanto, o ideal é você não ingerir mais calorias do que queima constantemente. Aqui estão algumas dicas de como você pode melhorar isso:

  • Entre carboidratos refinados ou integrais, opte pelos integrais;
  • Escolha formas magras de proteína;
  • Substitua bebidas açucaradas como refrigerante, por água;
  • Reduza o tamanho da porção;
  • Aumente sua atividade física.

Leia também: Dieta do metabolismo rápido: O que é e como fazer

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo