Alimentos que controlam o hormônio da fome

Muitas vezes sentimos fome constantemente e, parte da razão para isso se deve ao hormônio que a controla. O hormônio em questão se cham grelina, produzido principalmente pelas células do estômago e do pâncreas. Quando vazio, o estômago o produz para incentivar a alimentação, ou seja, agindo diretamente no estímulo e aumento do apetite. 

Mas, junto a esse hormônio, alguns alimentos podem também proporcionar maior sensação de saciedade. Saiba mais.

Alimentos que controlam o hormônio da fome

Ovo

Em um estudo feito por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, um grupo de 20 homens foi divido em duas partes: no café da manhã, uma metade se alimentou com pão e a outra, com ovos. A segunda metade sentiu menos fome posteriormente e ingeriu menos calorias ao longo do dia. Portanto, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, ovo é um alimento versátil, saboroso, nutritivo e que age diretamente com a grelina, ajudando no controle do apetite.

Alcachofra

O nível de grelina cai drasticamente quando o estômago está cheio. Por isso, é importante ter uma alimentação rica em fibras, que proporcionam saciedade. Nesse sentido, a alcachofra é uma grande aliada. Em média, uma alcachofra possui cerca de 10 g de fibras. Além disso, é um vegetal prebiótico, ou seja, também beneficia o trânsito intestinal.

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Aveia

Recentemente, um estudo desenvolvido por cientistas norte-americanos comprovou a eficácia da aveia em promover saciedade. Dessa forma, o cereal age em conjunto com o hormônio da fome, ajudando a controlar o apetite e prevenir excessos na hora de se alimentar.

Ostras

A ostra é um tipo de molusco de corpo mole, muito popular na culinária francesa. E ela atua no controle do hormônio do apetite, pois é rica em zinco, mineral que também ajuda na regulação do apetite e da saciedade.

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Maçã

Excelente fonte de fibra, a maçã é uma fruta excelente para o controle da fome, agindo diretamente com a grelina. Além disso, é uma rica fonte de antioxidantes e combate inflamações no corpo. Ainda, protege a saúde do coração.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo